Com a primeira parte do desafio cumprido, os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) agora se preparam para o segundo dia de provas neste domingo, dia 28. Serão 90 questões objetivas, divididas igualmente entre as competências de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e de Matemática e suas Tecnologias. Mais uma vez, como parte do especial do Portal da UFJF sobre o Enem 2021, professores do Colégio de Aplicação João XXIII e do Cursinho Popular Garra refletem sobre possíveis temas que poderão ser abordados no exame.

Canto de livro na Matemática

Segundo o professor de Matemática do Garra, Davi Eduardo Fiuza Abras de Melo, o preparo deve ser feito através de um viés mais conteudista, o que faz com que os estudantes fiquem  atentos ao chamado “canto de livro”. “É um dos diferenciais que as últimas provas do Enem têm trazido e, além disso, é preciso ter a matemática básica na ponta da caneta.” Também é importante estar tranquilo no dia da prova, “trabalhando a mente e o corpo.”

Apesar de ser uma prova de matemática, os participantes devem ter cuidado com a leitura e interpretação das questões. De acordo com Melo, o Enem é famoso pelos textos elaborados e grandes, por isso cabe aos candidatos identificar bem o que a questão pede, qual conta, raciocínio e método a ser feito.

[Na matemática] as áreas que se destacam são a geometria com projeções e a sua parte espacial, álgebra em funções e aritmética em relação à estatística

“Quando falamos em assuntos de matemática que caem no exame, percebemos uma variedade significativa, até porque são 45 questões, mas as áreas que se destacam são a geometria com projeções e a sua parte espacial, álgebra em funções e aritmética em relação à estatística”, destaca.

Entre as dicas, o professor lembra que é o comando da questão, ou seja, a pergunta é que deve ser respondida pelas alternativas e não todo o texto do enunciado. “Dessa forma, é possível identificar o raciocínio e pensar como deve ser efetuada a questão.” Ele também ressalta que, além do conteúdo, o Enem é uma prova de resistência, por isso, manter a calma é fundamental.

Sobre a possível mudança no formato do exame nos últimos anos, o professor do Garra acredita que seja apenas um ponto de provocação. “Quando tratamos da prova de matemática tenho a perspectiva que vai continuar a evolução que vem tendo desde 2017, com uma relação conteudista e também muito atrelada à matemática básica”, destaca Melo. Veja aqui a  Matriz de Referência do exame, elaborada pelo Ministério da Educação (MEC).

Física e Química

Dentro da prova de Ciências da Natureza  e suas tecnologias estão incluídas duas matérias geralmente temidas pelos alunos: química e física. Segundo a professora de Química do Colégio de Aplicação João XXIII, Fabiana Andrade Costa Vieira, a competência é bastante abrangente. “Nos últimos anos, podemos observar que além dos conteúdos como propriedades da matéria, modelos atômicos, ligações químicas, estequiometria, misturas, eletroquímica e equilíbrio químico, tem-se um crescimentos de questões relacionadas à química orgânica, como nomenclatura, reações e isometria.”

As questões de química se relacionam com temas da atualidade como os impactos ambientais, conteúdo sempre abordado pelo Enem, “o que não sei se é interesse desse governo em colocar, além de outros assuntos. Mas só poderemos dizer isso após as provas”, comenta Fabiana.

No caso da física, as questões costumam seguir três eixos principais: mecânica, eletricidade e ondulatória, segundo o professor de Física do Garra, Ederson de Barros Carvalho Lopes. “Podemos esperar questões relacionadas à conservação de energia, a circuitos elétricos e utilização de equipamentos como multímetros e a fenômenos ondulatórios.”

Para o professor, como o Enem traz enunciados contextualizados, muitas vezes vale mais para o aluno ter o entendimento claro dos conceitos físicos, do que as fórmulas guardadas de cor na cabeça. “Por isso, antes de tentar lembrar qual fórmula usar para resolver a questão é importante ler o enunciado e relacionar os conceitos físicos com o problema proposto.”

Outro ponto que merece destaque são as unidades de medida e as regras de conversão. “Na hora de marcar as questões, analise com calma cada opção, pois uma vírgula em uma casa decimal diferente pode representar um grande prejuízo na obtenção dos pontos”, explica Lopes.

Atualidades na Biologia

As atualidades também aparecem nas questões de fundo na aplicação de conceitos biológicos importantes. A professora de Biologia do Colégio de Aplicação João XXIII,  Thamiris Dornelas de Araújo, explica que o Enem é fruto, não somente do estudo dos conteúdos em si, mas de todas as experiências, leituras e reflexões que o estudante pôde produzir ao longo de sua formação escolar. “Reconhecer desafios ambientais, possibilidades de diagnósticos e tratamentos biotecnológicos para doenças humanas, e questões éticas que permeiam o debate científico são temas bem importantes de serem considerados.”

De acordo com a professora de Biologia, o Enem, apesar de apresentar mais questões de cunho conteudista nos últimos anos, ainda é uma prova que exige a capacidade de inter-relacionar temas, aplicando-os para solucionar problemas cotidianos. “Ainda assim, penso que é importante direcionar os estudos para pontos que sabemos serem mais abordados, como ecologia, fisiologia humana e biologia molecular. Assim, o processo de preparação torna-se mais eficiente e menos estressante para a/o estudante.”

Outro ponto importante destacado pela professora na preparação para a prova é a administração do tempo. “Treinar o uso do tempo com base em provas anteriores é fundamental para evitar ansiedade durante a prova, pois sabemos que há muitas questões a serem respondidas, enunciados longos e tempo restrito. Treinar o autocontrole emocional pode ser mais importante do que saber a matéria. Por fim, é interessante que a/o estudante treine técnicas de leitura mais ágil dos enunciados, direcionando o olhar para aquilo que realmente é importante para compreender o que cada questão pede”, aponta Thamiris.

Apesar das declarações do governo sobre as provas do Enem, Thamiris acredita na garantia da lisura do processo e na manutenção do equilíbrio da prova em relação aos níveis de dificuldade das questões, embora possa ter havido interferência de setores do governo na remoção de temas considerados sensíveis por determinados grupos políticos.

“Independente do que venhamos a descobrir, lamento profundamente que questões como essa estejam vindo à tona às vésperas da avaliação, pois elas fragilizam um exame que, além de extremamente importante, vem sendo aprimorado continuamente desde a sua implementação. Considerando os muitos vieses que possivelmente estão implícitos nessa fala do presidente, torna-se uma preocupação o silenciamento de alguns conhecimentos das ciências biológicas, como a evolução, os métodos científicos, os desafios ambientais importantes para o Brasil e o próprio modo de funcionamento da ciência como um todo, que são elementos estruturadores do modo de se pensar as ciências da natureza em geral”, acrescenta a professora.

Não seja o atrasado do Enem

Chegue ao local de prova com antecedência, considerando que os portões serão abertos às 12h e fecham às 13h, no horário de Brasília. No dia 28 de novembro, a duração da prova é de 5h, ou seja, será realizada das 13h30 às 18h30.

Os candidatos deverão permanecer, no mínimo, 2h nas salas de aplicação de exames e só poderão sair após as 15h30. Entretanto, para que seja possível levar o caderno de provas para casa é necessário que fique no local até as 18h.

Confira as provas, gabaritos e propostas de redação das últimas edições do Enem.

Leia mais: Enem: o que esperar do primeiro dia de provas