Na última quarta-feira, 24, o Conselho Setorial de Graduação (Congrad) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) aprovou novas resoluções para o retorno gradativo de atividades da graduação. Entre elas, as atividades presenciais dos programas de bolsas gerenciados pela Pró-Reitoria de Graduação e o calendário do terceiro período suplementar. Confira as resoluções do Congrad.

Programa de bolsas

De acordo com a resolução 64/2021, foi autorizada a retomada das atividades presenciais dos programas de bolsas gerenciados pela Prograd para os estudantes bolsistas ou voluntários, cujos cursos estejam desenvolvendo atividades presenciais. Segundo o documento, o orientador do projeto deverá apresentar para a Coordenação de Políticas de Currículo e Ensino de Graduação da Prograd, o planejamento das atividades, observando-se a aplicação dos protocolos de biossegurança e o distanciamento físico e espacial recomendados pela Comissão de Infraestrutura e Saúde da Universidade.

Ainda de acordo com a resolução, para a continuidade de atividades remotas nos projetos, o orientador do projeto também deve apresentar para a Coordenação de Políticas de Currículo e Ensino de Graduação da Prograd, justificativa fundamentada com a descrição das atividades realizadas pelos bolsistas e voluntários do projeto, destacando-se a adequação da natureza do projeto à atividade remota.

Além disso, o documento prevê que os projetos dos Programas de bolsas gerenciados pela Prograd, cujos bolsistas ou voluntários estejam matriculados em cursos que estão desenvolvendo atividades remotas, devem continuar suas atividades também de forma remota enquanto durar a situação de excepcionalidade em razão da pandemia.

O pró-reitor de Graduação, Cassiano Amorim, explica que todas as bolsas gerenciadas pela Prograd, como as de Monitoria, Treinamento Profissional (TP) e as do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) foram contempladas pela resolução. “A partir  desse documento, a decisão pelo retorno das atividades presenciais fica por conta dos  coordenadores e/ou orientadores do projeto. Entretanto, só está validada para cursos que estejam sendo realizados de forma presencial.”

Calendário acadêmico do terceiro semestre suplementar

Segundo a resolução 63/2021, também foi aprovado pelo Congrad o calendário acadêmico para o terceiro semestre suplementar. O documento é direcionado para o curso de Fisioterapia, do campus sede, e para os cursos de Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Nutrição e Odontologia de Governador Valadares.

“É importante destacar a aprovação de mais um calendário de  recomposição acadêmica das atividades presenciais, pois esse cronograma especial é a possibilidade de oferta de disciplinas que não puderam ser oferecidas de forma remota”, explica o pró-reitor de Graduação.

As aulas serão iniciadas no dia 3 de janeiro de 2022 e finalizadas em 19 de março do mesmo ano. O documento prevê um total de 63 dias letivos para a realização das atividades.

Outras informações: Conselho Setorial de Graduação (Congrad)

Acompanhe a UFJF nas redes sociais

Facebook: UFJFoficial

Instagram: @ufjf