Orgulhoso de sua atuação ininterrupta em 55 anos de existência – completados em 2021 –, o Coral da UFJF não hesitou em partir para a prática remota durante a pandemia. Nos dois últimos anos, além dos ensaios e das aulas de técnica vocal realizadas via internet,  foram produzidos cinco vídeos, num formato de trabalho conhecido como “coro virtual”.  Assim surgiu a ideia de comemorar o aniversário do Coro com a realização de “Todos os Cantos”, o I Encontro de Coros da UFJF. Nesta sexta, 26, no sábado, 27 e no domingo, 28, o Coral recebe 27 coros convidados de todas as regiões do Brasil, além de seis grupos estrangeiros, da Alemanha, Argentina, Espanha e México. Tudo será feito de forma virtual. Os concertos, que começam às 20h, serão transmitidos pelo canal do Coral da UFJF no YouTube.

Nos últimos dois anos, foram produzidos cinco vídeos pelo Coral num formato conhecido como “coro virtual” (Foto: Divulgação)

Além dos encontros musicais, o evento também oferece outras atividades abertas ao público. A primeira delas é a mini oficina sobre gravação e edição de vídeos, a ser ministrada por Paulo Vitor Freitas, integrante do Coral da UFJF, marcada para sábado. O domingo começa com uma palestra, seguida de bate-papo, com a  fonoaudióloga e pianista Fabiane França, convidada para falar sobre “Alterações vocais e seus impactos na voz cantada”. À tarde, os participantes do Encontro poderão saber um pouco mais sobre gravação e edição de áudio, com o “Band Lab”, na mini oficina oferecida por Mateus Maier, também integrante do coro. Haverá, ainda, uma roda de conversa entre os regentes participantes.

Trabalhos seletos, convites especiais
O pré-requisito básico para a escolha dos corais convidados foi a produção de trabalhos virtuais, realidade a que todos os grupos de cantores que pretendiam continuar fazendo música foram obrigados a se adaptar pelo distanciamento social imposto pela Covid-19. Curiosamente, um dos presentes no Encontro, inclusive, foi fundado este ano. O Tocantus é um coral virtual composto por coralistas de várias partes do estado do Tocantins e por convidados de outras partes do Brasil.

Outro requisito foi a relação artística que o grupo estabelece com a valorização e a divulgação da cultura brasileira e, ainda, com as grandes questões enfrentadas pela humanidade, como a preservação do meio ambiente e o racismo. É o caso do convite ao coro infanto-juvenil espanhol das Ilhas Canárias, o Soront, que, com muita delicadeza e suavidade, traz a letra de “La muralla”, que sugere a criação de uma muralha aberta apenas aos bons sentimentos, a ser construída “pelos negros, com suas mãos negras, e pelos brancos, com suas mãos brancas”.

Mas, se for preciso, deixar a ternura de lado, agir com a secura e a aridez que o mexicano Staccato consegue em “Kasar mie la gaji” – em português, “A Terra está cansada”, de tanto desrespeito e destruição. Seguindo a mesma temática, entre os brasileiros, o “Lamento da Chapada”, do Coro Municipal de Palmas (TO), retrata de uma forma muito poética o grande incêndio que houve em 2017 na Chapada dos Veadeiros e chama atenção para a importância da preservação do Cerrado brasileiro.

A cultura nacional se faz presente em clássicos, como a “Suíte dos Pescadores”, de Dorival Caymmi, vigorosamente interpretada pelos cantores do Coral da Universidade  do Estado de Santa Catarina, “Tico-tico no fubá”, de Zequinha de Abreu, redesenhado pelo Coral Cameria IFES (Instituto Federal do Espírito Santo), e “Ai que saudade d’ocê”, de Vital Farias, com que nos brindam os jovens do Canarinhos de Itabirito.

‘Olhos Coloridos’: o presente do anfitrião
Para fechar o cardápio musical do “Todos os Cantos”, o Coral da UFJF lança seu novo coro virtual, “Olhos Coloridos”, de Macau, com arranjo de André Pires, no domingo, última noite do festival. A música, composta na década de 1970, é um grande sucesso na voz da cantora Sandra de Sá e está no repertório do Coral da UFJF desde 2007. Para a confecção do trabalho, mixado por Mateus Maier, o coro contou com a parceria decisiva da equipe técnica do Centro de Educação à Distância – Cead/UFJF, coordenado pela também coralista do grupo, Lili da Rocha. “Sem o empenho e a entrega dos companheiros do Cead, teria sido muito difícil não só produzir o ‘Olhos Coloridos’ como também fazer acontecer o I Encontro de Coros da UFJF”, observa a regente do Coro e diretora do evento, a maestra Hellem Pimentel.

De uma forma mais ou menos casual – uma vez que só muito perto da realização do Encontro a produção se deu conta disso – o lançamento desse novo produto, no dia 28, vai marcar três fatos importantes na história do Coro. A princípio, o plano era lançar “Olhos Coloridos” no mês da Consciência Negra. Como o grupo decidiu realizar o  “Todos os Cantos” também em novembro, ficou acordado que ele faria parte da última noite dessa primeira edição. E ela vai acontecer justamente no dia do aniversário do arranjador da canção. Talvez o universo esteja realmente conspirando a nosso favor, sintonizando todos os cantos.

Confira a programação completa
(atualizada em 25/11/2021, às 15h48)