Lançamento acontece nesta sexta-feira, 2 de dezembro, às 20h, no YouTube, Facebook e Instagram (Foto: imagem de divulgação)

Balada do louco é o coro virtual que o Coral da UFJF lança nesta sexta-feira, 2 de dezembro, às 20h, no YouTube, Facebook  e  Instagram. Gravado em 2022, esse é o primeiro vídeo produzido pelo grupo após a pandemia, período em que realizou cinco trabalhos virtuais. Terminado o isolamento social, as imagens foram feitas no estúdio do Centro de Educação à Distância da Universidade Federal de Juiz de Fora (Cead/UFJF), o que resultou em maior qualidade para o produto final. Os áudios, no entanto, foram captados como nos demais: individualmente, pelos coralistas, usando o celular. 

Ainda inédito no mundo virtual, o vídeo foi assistido, em avant-première, no Cine-Theatro Central, durante o espetáculo de aniversário do Coral da UFJF, que completa 56 anos em dezembro. Com arranjo a quatro vozes feito em 2007 pelo maestro André Pires, ex-regente do grupo, Balada do louco é uma parceria de Rita Lee e Arnaldo Baptista, que vive em Juiz de Fora há quase quatro décadas ao lado de sua esposa, Lucinha Barbosa. 

Gravada pelos Mutantes em 1972, a canção faz sucesso ainda hoje, não só pela qualidade musical, mas também pela atualidade do tema da sua letra, a loucura. No começo o foco está no significado mais doce da palavra, ou seja, o sentimento ou a sensação que foge ao controle da razão: “Dizem que sou louco / Por pensar assim / Se eu sou muito louco / Por eu ser feliz / Mais louco é quem me diz / E não é feliz”.

Nos últimos versos, faz-se presente o lado mais cruel da loucura, transtorno caracterizado por pensamentos considerados anormais pela sociedade e seu modo de pensar, sentir e agir. De forma surpreendente, eles chamam atenção para a luta do fim do estigma tão combatido nos dias de hoje: “Eu juro que é melhor / Não ser o normal / Se eu posso pensar / Que Deus sou eu / Sim, sou muito louco / Não vou me curar / Já não sou o único / Que encontrou a paz”.

 As pinturas geniais do músico

A concepção do coro virtual Balada do Louco tem como base a união da música com outra faceta da criatividade de Arnaldo Dias Baptista: a sua produção nas artes plásticas. Assim, a idealizadora do vídeo, Liliane da Rocha, que encabeça a equipe do Cead/UFJF, não teve dúvidas quanto a mesclar as pinturas de Arnaldo às imagens dos cantantes. O resultado é um trabalho rico, tanto musical quanto visualmente, que proporciona momentos emocionantes e divertidos ao espectador. Tal produção só confirma a importância da parceria entre o Coral da UFJF e o Cead, que permite diversas possibilidades criativas e inovadoras como o coro virtual Balada do Louco.

As pinturas utilizadas foram gentilmente cedidas por Arnaldo Baptista, através da sua gerência, representada por Sônia Rosa Maia. Através dela e de Lucinha Barbosa, o Coral da UFJF conseguiu, sem ônus, a licença da gravadora Warner Chappell, bem como a de Rita Lee e Roberto de Carvalho, para a realização desse trabalho. 

Outras informações

Canal do Youtube : Coral UFJF

Instagram :  @coraldaufjf

Facebook: Coraldaufjf