Projeto prevê oito encontros em grupos, a partir do dia 8 de dezembro (Imagem: Pixabay)

A Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Proae) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) criou o grupo “Atravessar a Dor” para ajudar os estudantes que estão passando pelo processo de luto. A partir do dia 8 de dezembro, das 14h às 16h, serão realizados oito encontros com uma estruturação flexível, sendo as temáticas trabalhadas a partir das necessidades de cada grupo naquele momento.

As reuniões acontecerão de forma on-line, através da plataforma Google Meet, e os alunos interessados em participar devem se inscrever através de formulário eletrônico até 5 de dezembro. Antes do começo das atividades com cada grupo será realizada uma entrevista individual com os inscritos.

As perdas de vidas pela pandemia da Covid-19 foi um dos fatores que influenciaram a psicóloga da Proae, Camila Rocha, a criar o projeto. “A pandemia me sensibilizou para voltar o olhar para o estudo e pesquisa da temática das perdas e luto. E como a Proae ainda não tinha uma iniciativa como esta, resolvi colocar em prática” explica. Camila enfatiza a importância de se ter um local de apoio enquanto passamos pelo delicado processo de luto, e também o impacto da pandemia na forma em que se enfrenta a dor da perda. 

“O cenário da pandemia é um cenário, sobretudo, de perdas: por morte de pessoas que amamos, por perda da saúde por sequelas da Covid, pela perda de empregos, etc. Acompanhar o processo de luto por perdas irreparáveis num grupo de apoio é dar dignidade à pessoa enlutada e suporte num contexto mais delicado para elaborar a perda. A pandemia traz limitações para a elaboração do luto, desde como acontece a despedida de quem se foi como para a reorganização da vida prática, quando o distanciamento social ainda se faz importante.”

Mais informações
Grupo Atravessar a Dor
Pró-Reitoria de Assistência Estudantil