Programada para acontecer virtualmente entre os dias 8 e 12 de novembro, a Semana do ICE, evento tradicional da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), conta com diversas palestras e minicursos promovidos pelos cinco departamentos que constituem o Instituto de Ciências Exatas: Computação, Estatística, Física, Matemática e Química. O evento também abarca a 32ª edição da Feira de Ciências, cujas inscrições, voltadas para estudantes do ensino fundamental e médio de todo o país, foram prorrogadas até segunda-feira, dia 8. 

O diretor do ICE, Eduardo Barrére, reforça que as atividades possibilitam que estudantes entrem em contato com novas tecnologias e profissionais de destaque em sua área de formação. “Ele também permite uma interação maior entre discentes de diversos períodos e cursos, já que algumas atividades são de interesse de toda a comunidade e não somente de um curso ou departamento.” Barrére também explica que os eventos são gratuitos e abertos à toda comunidade acadêmica. No caso dos minicursos oferecidos, a prioridade de vagas é para discentes do ICE, porém também há a possibilidade, via contato com cada comissão organizadora e mediante oferta de vagas, da participação de estudantes de demais cursos. 

Abertura sobre fake news e movimento antivacina
A solenidade de abertura, que acontece às 19h de segunda-feira, dia 8 de novembro, será ministrada pelo professor Luiz Carlos Dias, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), versando sobre o tema “As vacinas que nos salvam e o combate às fake news e ao movimento antivacinas na pandemia”. Dias é membro titular da Academia Brasileira de Ciências, Comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico e integrante da Força-tarefa da Unicamp em Combate à Covid-19. A abertura está programada para transmissão pelo canal da Semana da Química no Youtube.

Inscrições prorrogadas para Feira de Ciências
Organizada anualmente há mais de três décadas, a Feira de Ciências promovida pelo Departamento de Física da UFJF chega a sua 32ª edição. As inscrições para participar encerram-se na segunda-feira, dia 8 de novembro. Cada equipe, composta por um professor orientador e um ou mais estudantes, deve produzir um vídeo demonstrando um experimento e explicando-o brevemente. O orientador deve preencher o formulário e disponibilizar o link do vídeo no YouTube. Entre os dias 8 e 12 de novembro, os vídeos serão avaliados por uma equipe de professores do Departamento de Física, levando-se em conta critérios como apresentação, criatividade e adequação. O resultado final será divulgado em uma live transmitida na sexta-feira, dia 12.

Semana da Computação
A Semana da Computação conta com uma programação diária de palestras e minicursos que acontecem de segunda a sexta, entre 8h e 22h. Os temas abordam desde inteligência artificial, computação bioinspirada, imunologia computacional e criação de jogos, até introdução a plataformas como Python, Git/GitHub, Flutter e React Hooks. Entre os convidados, além de professores e pesquisadores da própria UFJF, estão representantes de University of California Berkeley, UFMG, Prefeitura de Juiz de Fora, MRS Logística, BRy Tecnologia, Magazine Luiza, Compasso UOL, BASA Games, Driven Education, Projetus Informática, Tsukuba University e Lemobs. A programação completa está disponível on-line.

Semana da Estatística
Com programação para os dias 9 e 10 de novembro (terça e quarta-feira, respectivamente), a Semana da Estatística conta com palestras de Alfredo Chaoubah (UFJF), Augusto Carvalho Souza (UFJF), Marcel de Toledo Vieira (UFJF), Silvana Schneider (UFRGS) e Márcio A. Diniz (Cedars Sinai Medical Center, EUA). Os convidados abordarão temas como modelos de decisão em avaliação econômica na saúde, grafos causais, censura dependente e aplicações da Estatística na área de medicina. Também está previsto o minicurso sobre aplicação de estatística espacial na análise de padrões de crimes, ministrado por José Jonas Pereira (UFJF), além da apresentação de estudantes de Iniciação Científica. A programação está disponível on-line.

Semana da Física
O primeiro Ciclo de Seminários da Pós-Graduação do Departamento de Física conta com programação de segunda a sexta, detalhada no perfil oficial do evento no Instagram. Os temas abordados abrangem a forma da Terra, mulheres na ciência, fundamentos experimentais e históricos da eletricidade, emaranhamento quântico, mecânica estatística, modelo-padrão, a Física como elo entre universidades e empresas, redes neurais artificiais, restauração de número de série de armas de fogo e análise de resíduos similares aos de tiro. Para ministrar as apresentações, ao lado de pesquisadores da UFJF, estão representantes da UFF, da UFRGS, da Unicamp, da USP e do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas. As palestras serão transmitidas no canal dedicado ao evento

Semana da Matemática
A Semana Matemática chega em sua vigésima sexta edição com palestras e minicursos que se estendem ao longo dos dias 8, 9 e 10 de novembro. Entre os temas abordados nas apresentações, estão matemática recreacional, experimentos mentais como metodologia alternativa de ensino, análise real, PIBID em tempos de pandemia, bem como aplicações de cálculo, modelagem matemática e estatística na epidemiologia. Os minicursos abordam educação financeira e ferramentas do ensino-aprendizagem no ciclo básico. Além dos pesquisadores e professores da UFJF, a programação, que está disponível on-line, conta com convidados da UFRJ, FURG, UFF, UFMG e Unemat.

Semana da Química
Com atividades para as tardes e as noites de segunda a sexta-feira, a Semana da Química sediará palestras, minicursos e uma live, esta última transmitida pelo perfil oficial do evento no Instagram, que também disponibiliza detalhes da programação completa. Os minicursos abordam a preparação de sabão em barra, escrita científica e relações étnico-raciais em relação ao ensino de Química. Já as palestras abarcam assuntos como espaços não formais de educação, ilustração científica 3D, captura de gás carbônico, organocatálise assimétrica, terapia fotodinâmica e indústrias cosmética e farmacêutica. Participam, junto com pesquisadores da UFJF, convidados da Embrapa, UFLA, Unicamp, UENF, Mwinnovations, Medquímica Indústria Farmacêutica, Clínica Mediar, Magic Science Brasil, Colégio Pedro II e Escola Dr. Max Tavares D’Amaral.

Outras informações:
Feira de Ciências 2021
Semana da Computação
Semana da Estatística
Semana da Física
Semana da Matemática
Semana da Química