A ABC é considerada a mais prestigiosa associação de cientistas do Brasil (Imagem: Divulgação)

O professor e pesquisador da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) Eugênio Damaceno Hottz foi eleito como membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências (ABC), fundada em 1916 e considerada a mais prestigiosa associação de cientistas no país, com o principal objetivo de estabelecer a excelência científica no Brasil. A eleição é baseada em contribuições para a ciência, formação de recursos humanos, reconhecimento internacional e serviços prestados à comunidade científica.

Hottz explica que o título de membro afiliado é destinado a pesquisadores que apresentam uma trajetória promissora em suas respectivas regiões – no caso dele, a de Minas Gerais e Centro-Oeste. “Recebo com muita honra e orgulho o papel de contribuir para uma sociedade com tamanho histórico e missão, sempre muito importante para o nosso país, mas especialmente na atualidade. A ABC está historicamente posicionada na elaboração de políticas públicas que estimulam a continuidade da pesquisa científica nacional e a promoção da ciência como fundamental para o desenvolvimento”, afirma o pesquisador.

Eugenio Hottz é pesquisador do Instituto de Ciências Biológicas da UFJF (Foto: Carolina de Paula)

Retrospectiva científica
A eleição de Hottz para a ABC arremata um ano de marcos importantes para a carreira do pesquisador, a começar pela aprovação junto ao Instituto Serrapilheira, que viabiliza um projeto dedicado à investigação sobre como as plaquetas participam da regulação imune em infecções virais como a dengue e a Covid-19. “A aprovação desse projeto com certeza abriu muitas portas, tanto em termos de financiamento para a pesquisa, em um momento em que recebemos tantos cortes do governo, mas também em termos de visibilidade dos projetos e colaboração com os demais contemplados – e com o próprio Instituto Serrapilheira, que vem fazendo um trabalho incrível de divulgação científica e de políticas de apoio à ciência no nosso país.”

Em seguida, Hottz foi agraciado com o prêmio internacional da Sociedade Americana de Hematologia (ASH), o Global Research Award, que oferece um plano de desenvolvimento de carreira a jovens cientistas de destaque, provendo suporte, mentoria e inserção em uma rede científica mundial. “Impulsionado por esses projetos e premiações, eu consegui, junto ao Instituto de Ciências Biológicas, o espaço que eu precisava para criar e expandir o Laboratório de Imunotrombose na UFJF. Nele, nosso grupo de pesquisa investiga a área de interseção entre a imunologia e a hematologia, com foco na coagulação sanguínea, e como esses fenômenos contribuem para formas graves de infecções virais.”

Associação Brasileira de Ciências
Entidade independente, não governamental e sem fins lucrativos, a Academia Brasileira de Ciências (ABC) conta com mais de 900 membros e visa fortalecer o desenvolvimento científico, educacional e do bem estar social do país. Também é a responsável pelo periódico Anais da Academia Brasileira de Ciências. A região de Minas Gerais e Centro-Oeste, da qual Hottz fará parte, conta com 91 membros atualmente, sendo 61 titulares, 25 afiliados, 4 associados e um correspondente.