De 59 graduações avaliadas, a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) teve 51 com notas máximas, entre cinco e quatro estrelas, no Guia da Faculdade 2021, a maior pesquisa de opinião sobre o Ensino Superior Brasileiro, lançado estas semana pelo portal Quero Educação, em parceria com o jornal O Estado de S.Paulo. O alto desempenho da UFJF, que envolve cursos dos campi de Juiz de Fora, de Governador Valadares e do Ensino a Distância (EAD) , chega a 87%. 

Nesta edição, foram avaliados mais de 16 mil cursos de graduação em todo o território nacional. O levantamento avaliou instituições públicas e privadas que oferecem ensino presencial ou à distância. O ranking pode ser encontrado na íntegra no site do Guia da Faculdade.

Campus sede

Entre os 59 cursos da UFJF apontados no levantamento, 43 são desenvolvidos de forma presencial no campus sede. Seis deles alcançaram cinco estrelas: os bacharelados em Administração, Direito, Educação Física e História; e as licenciaturas em Letras-libras e Química.

“Nós, da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (Facc), mais especificamente do Bacharelado em Administração, ficamos muito orgulhosos, mais uma vez, por alcançarmos a nota máxima dessa avaliação”, comemora a coordenadora do curso de Administração, Cássia Viviani, destacando que o resultado representa a superação de barreiras e dificuldades por conta da pandemia. “Nossa equipe de professores e servidores se empenharam muito em oferecer o melhor conteúdo e acolhida para nossos alunos, pois sabíamos que estava sendo difícil para todos.”

Cássia ainda aborda o quanto o resultado representa a busca pelo ensino de excelência e o empenho para que a qualidade não diminuísse pelas adversidades encaradas diante do quadro epidemiológico. “Depois de um ano de muita luta, ter uma recompensa dessas é uma massagem nos nossos corações. Esperamos continuar mantendo a vibe positiva do curso, levando para os estudantes toda essa energia de superação que faz parte do cotidiano do administrador.”

Já para o coordenador do curso de Moda, Javer Volpini, apesar da graduação ser nova, com menos de dez anos, tem alcançado um nível de qualidade excelente,” nos mantendo, pelo terceiro ano consecutivo, entre os melhores cursos do Brasil e como grande destaque de Juiz de Fora e região. Em um período de tantas dificuldades e restrições para a educação pública, a conquista de quatro estrelas é motivo para comemorar e agradecer a todos os nossos colaboradores, docentes, técnicos e, principalmente, aos nossos alunos.”

Governador Valadares
No campus avançado de Governador Valadares, dez cursos foram avaliados, entre eles os bacharelados em Administração; Ciências Contábeis, Ciências Econômicas; Direito; Educação Física; Fisioterapia; e Nutrição alcançaram a nota 4.

O coordenador do curso de Ciências Econômicas de Governador Valadares, John Leno Castro, comemora a alta pontuação e o reconhecimento obtido no ranking. “Ficamos contentes em saber que, apesar dos desafios de adequação que a pandemia da Covid-19 impôs às atividades de ensino, pesquisa e extensão, nosso curso continua bem avaliado. Esse conceito reforça nosso compromisso com a formação de profissionais preparados para o mercado e também para os desafios que vão enfrentar em qualquer área em que atuem, tanto no setor público quanto no privado.”

Ensino a distância
Para o professor Frederico Feitosa, coordenador do curso de Licenciatura em Matemática, na modalidade à distância, o sentimento é de dever cumprido. “Sempre trabalhamos para fornecer à população um curso de muita qualidade. É o fruto do envolvimento de toda uma equipe. Mas tudo seria em vão se não tivéssemos a dedicação de nossos alunos que, mesmo com as adversidades da vida, conseguem seguir em frente nos seus sonhos”.

Para a coordenadora da Licenciatura em Pedagogia, também na modalidade à distância, Rafaela Oliveira, o momento é de grande alegria. “O curso se desenvolve preocupado com a qualidade do ensino que é ofertado aos nossos discentes e o trabalho é desenvolvido sempre de forma coletiva. Além disso, temos o apoio do Centro de Educação a Distância (Cead), atento às nossas demandas e na proposição de soluções para contornarmos imprevistos. Acredito que este seja o resultado de uma ação comprometida e qualificada por muitas pessoas”.

Leia mais
Guia da Faculdade do Estadão reconhece qualidade dos cursos da UFJF-GV

Acompanhe a UFJF nas redes sociais
Facebook: UFJFoficial
Instagram: @ufjf
Twitter: @ufjf_
Youtube: TVUFJF