O campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV) teve desempenho de destaque na edição 2021 do Guia da Faculdade, do Jornal Estadão, que avaliou a qualidade dos cursos de ensino superior oferecidos em território nacional.

Dez cursos da instituição foram avaliados, dos quais 7 receberam 4 estrelas, sendo considerados muito bons (Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Direito, Educação Física, Fisioterapia e Nutrição); e 3 receberam 3 estrelas, sendo considerados bons (Farmácia, Medicina e Odontologia).

Para o coordenador acadêmico da UFJF-GV, Alex Sander de Moura, o levantamento, publicado no último domingo pelo Estadão, demonstra o contínuo desenvolvimento dos cursos de graduação da instituição, apesar dos problemas de infraestrutura. “O resultado demonstra que o nosso corpo docente, técnicos e estudantes são extremamente compromissados com um ensino de qualidade. Foi um grande resultado que certamente será ainda melhor quando nós tivermos toda a estrutura ao nosso dispor”.

Embora não seja reconhecido pelo Ministério da Educação, o Guia da Faculdade do Estadão é uma fonte para estudantes do Ensino Médio que buscam a melhor alternativa para cursar o Ensino Superior, conforme destacou a gerente de graduação da UFJF-GV, Angélica Cotta. “Além disso, o resultado aumenta a visibilidade do nosso campus e reforça a avaliação significativa e positiva que nossos cursos também obtiveram na avaliação oficial promovida pelo MEC. Tudo isso expressa e reforça a qualidade na formação dos nossos estudantes”.

Silvana Nogueira Lahr, chefe do departamento de Educação Física, considera que as 4 estrelas obtidas pelo curso representam os avanços conquistados na organização e qualificação da equipe docente, bem como da gestão participativa, que envolve o diálogo entre professores, estudantes e TAE’s, viabilizando o monitoramento e a avaliação constante das ações. “Atualmente, 100% dos docentes efetivos de nosso curso são Doutores, o que não somente qualifica as atividades de ensino, mas também viabiliza e amplia o desenvolvimento da Iniciação Científica e a formação continuada por meio do Mestrado e Doutorado em Educação Física. Também temos uma matriz curricular que propicia uma formação ampliada aos estudantes, capacitando-os para atuação reflexiva e criativa nos diversos campos do Bacharel em Educação Física, como o esporte, o lazer e a saúde. Nossos alunos também estão inseridos em campos de estágio, em atividades de práticas pedagógicas e atividades de extensão, o que os aproxima da realidade profissional durante seu processo de formação”, destacou.

Para o coordenador do curso de Ciências Econômicas, John Leno Castro, as 4 estrelas conquistadas devem ser comemoradas sobretudo em razão dos desafios impostos pela pandemia. “Ficamos contentes em saber que, apesar dos desafios de adequação que a pandemia da Covid-19 impôs às atividades de ensino, pesquisa e extensão, nosso curso continua bem avaliado na pesquisa ‘Guia da Faculdade’. Esse conceito reforça nosso compromisso com a formação de profissionais preparados para o mercado e também para os desafios que vão enfrentar em qualquer área em que atuem, tanto no setor público quanto no privado”.

Coordenador do curso de Administração, o professor Antonio Carlos Rodrigues valoriza as 4 estrelas, porém ressalta que é possível melhorar ainda mais. “Apesar de valorizarmos a importância do conceito, sabemos que necessitamos trabalhar muito para avançar na qualidade do ensino e, consequente, mudarmos da faixa 4 para a 5. Nós trabalhamos neste momento na construção de um novo projeto pedagógico para um perfil de egressos capazes de lidar com uma realidade volátil, incerta, complexa e ambígua. Ainda que tenhamos alcançado um resultado satisfatório, acreditamos que melhores avaliações poderão ser alcançadas quando tivermos à nossa disposição uma infraestrutura própria e adequada”, destacou.

O Guia da Faculdade atua como uma espécie de instituto de pesquisa, colhendo a opinião de professores que atuam no ensino superior. Desta forma, os avaliadores são acionados para dar notas aos cursos das suas áreas de formação e de instituições prioritariamente localizadas na mesma região na qual trabalham. Eles são convidados a dar três notas (de 1 a 5) para cada curso, considerando a qualidade do projeto pedagógico, a qualidade do corpo docente e a qualidade da infraestrutura. Clique aqui e confira.