O projeto de extensão Pontes Comunitárias: o diálogo entre escola e comunidade numa perspectiva decolonial – da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) – foi um dos escolhidos para ser apresentado no evento internacional “World Alliance for Arts Education World Virtual Summit 2021′. As atividades tiveram início na última segunda-feira, dia 11, e serão concluídas na sexta, dia 15. O projeto foi apresentado no dia 12, pela professora e coordenadora do programa “Arte em Trânsito”, Renata Oliveira Caetano.

Por acontecer no formato remoto, a participação da professora da UFJF foi gravada com antecedência e está disponível. 

Confira a apresentação da professora Renata Oliveira Caetano

“Os projetos e programas de extensão da UFJF tem uma abrangência local e regional muito significativa. O programa Arte em Trânsito faz parte desse rol de iniciativas que fortalecem essas relações. Um evento como este traz visibilidade para as ações que são realizadas, demonstra a qualidade dos projetos e a relevância social deles, possibilitando que parcerias internacionais como esta sejam efetivadas”, ressalta a pró-reitora de Extensão da UFJF, Ana Lívia Coimbra.

Para a professora de Artes Visuais, Renata Caetano, a participação no evento é uma forma de divulgar as ações realizadas e trocar experiências. “Nesses eventos internacionais temos uma perspectiva muito maior de diálogo com pessoas de diferentes realidades, temos um espaço de troca. Há muito interesse em saber como o nosso o programa funciona, é um momento primordial.”

Pedro Dutra, professor de música e coordenador do projeto, conta que a ideia de submeter o Pontes Comunitárias surgiu pela semelhança da temática abordada no evento ao trabalho. “Nós participamos do processo de seleção, submetendo um resumo, falando das ações do Arte em Trânsito, sobretudo do nosso projeto e, após ser aprovado, nós construímos o texto que a professora Renata Caetano apresenta no evento.”

Pontes Comunitárias

O Pontes Comunitárias – um dos projetos integrantes do Programa “Arte em Trânsito -, é desenvolvido no Colégio de Aplicação João XXIII da UFJF, tendo sido criado em março de 2020, sob coordenação do professor Pedro Dutra.

O projeto parte da premissa que a educação também acontece fora da escola por meio de  diversas práticas sociais nas quais somos inseridos ao longo da vida. Dessa forma, conta com duas ações integradas: a primeira busca conhecer práticas individuais ou coletivas, vinculadas à música, visualidades, cerâmica, bordados, dança, dentre outras presentes na região de Juiz de Fora pretendendo assim, por meio de um catálogo virtual, divulgar as histórias, as ações, os sujeitos envolvidos em tais práticas. Em seguida, o projeto busca aproximar tais vivências e saberes, do contexto escolar.

Diante do cenário de ensino remoto, as ações do projeto acontecem a partir dos materiais didáticos que são construídos para as disciplinas de Artes Visuais e Música do Colégio João XXIII, tendo como referência os catálogos produzidos. Além disso, são programados encontros virtuais entre artistas e estudantes.

“Quando tivermos o retorno presencial, a ideia do projeto é que o espaço do colégio seja usado para receber esses artistas e grupos, criando interfaces e interações entre os estudantes e artistas da comunidade”, ressalta Dutra.

Arte em Trânsito

O Programa Arte em Trânsito foi criado em 2011 pelas professoras de Artes Visuais do João XXIII, Andréa Senra Coutinho e Renata Oliveira Caetano. Parte-se do princípio de fazer transitar a reflexão e a produção no território da arte em suas diversas modalidades e em entrecruzamentos com outras áreas do saber.

“Atualmente, o programa é um guarda-chuva com vários projetos. Todos eles alinhados com a questão da presença da arte na vida das pessoas, da importância do diálogo com diferentes agentes formadores, artísticos, pessoas com diferentes tipos de conhecimentos, formando de fato uma rede de diálogo”, conclui Renata Caetano.

Outras informações: Pró-reitoria de Extensão (Proex) 

Pontes Comunitárias