fsfs

Para a artista Fernanda Morais, objetivo é propiciar vivência diferenciada do fazer, do tecer e do bordar e refletir sobre o contato com a linha, diferente da linha gráfica que os alunos estão habituados (Foto: Ricardo Reis)

A oficina “Tecer afeto: risco, fio e gesto” deu início às atividades da semana da VI Mostra Cultural e V Colóquio Arte em Trânsito, organizados pelo Colégio de Aplicação João XXIII. Ministrada pela professora Fernanda Morais, a oficina contou com a participação de alunos do 3º ano do Ensino Médio, que produziram seus próprios bordados a partir de uma leitura conjunta do texto de Marina Colasanti, “A Moça Tecelã”, e de imagens livres.

“Precisamos pensar o desenho em outro suporte e fazer uma reflexão sobre esse gesto, sobre o que é o gesto, o que é a linha e a potência do gesto como ato criador”, destacou a professora. Fernanda iniciou seu trabalho na Universidade de São Paulo (USP), em uma pesquisa de mestrado sobre a linha, o gesto e o ato de criação. Mais tarde, retomou o contato com o bordado e as técnicas manuais. O objetivo, segundo a artista, é propiciar uma vivência diferenciada do fazer, do tecer e do bordar e refletir sobre o contato com a linha, diferente da linha gráfica em que já estão habituados.

A ideia da oficina, de acordo com a coordenadora do Arte em Trânsito, Renata Caetano, é promover um encontro entre o artista e os alunos de forma que a produção e a reflexão sobre o ato criativo pudessem ser compartilhadas em sala de aula. Durante a VI Mostra Cultural e V Colóquio Arte em Trânsito, serão realizados debates, mostras, apresentações de trabalhos voltados para a formação de professores, além de exposições e intervenções de artistas convidados, que irão ocupar o espaço do colégio.

A programação ainda conta com a exposição “Corpo Oco”, no saguão da Reitoria, no campus da UFJF. Até o dia 23, haverá atividades culturais, intervenções no espaço do colégio e palestras, ministradas por professores convidados da área. O Arte em Trânsito é direcionado a todos que tenham interesse por arte, seu ensino e seus cruzamentos com outras áreas de conhecimento.

A programação completa está disponível em www.arteemtransito.com.br e em www.facebook.com/arteemtransito.