Com objetivo de pensar nas contribuições da cultura popular para a educação, o Programa de Extensão Arte em Trânsito e o Grupo de Estudo e Pesquisa em Visualidades, Interculturalidade e Formação Docente (Mirada) da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) organizam de forma on-line o evento Arte em Trânsito: Colcha de Saberes. O evento acontece entre os dias 20 e 24 de setembro e é composto pela IX Mostra Cultural e pelo VIII Colóquio do grupo. As inscrições estão abertas para toda a comunidade, podendo ser realizadas através do link.

Acontecendo de forma bienal, o Colcha de Saberes é um evento que busca agregar diversos atores e conhecimentos. Segundo o vice-coordenador do Arte em Trânsito, Pedro Augusto Dutra, o conjunto de experiências acumuladas através da contribuição de artistas populares, educadores, pesquisadores e estudantes ao longo dos anos pelo Projeto, possibilitou estabelecer um diálogo entre a escola e a cultura popular. É um evento que, para além de pensar nas contribuições da cultura popular na educação, entende que não há educação fora da cultura. As pessoas se educam ao longo da vida, inseridas em diversas práticas sociais e nas relações que estabelecem com os outros e com o mundo. Assim, o evento buscará refletir como a educação pode ser entendida enquanto cultura.

O VIII Colóquio será formado por duas palestras, três mesas redondas e duas oficinas. A abertura será uma palestra com o professor Ivan Vilela, da Universidade de São Paulo (USP), com o tema “Periféricos até de dentro para fora”, no dia 20. Já a palestra de encerramento terá como tema “Pedagogia griô: a interação entre a tradição oral e a educação, sendo ministrada pela professora Lilian Pacheco, idealizadora e coordenadora do projeto de formação Pedagogia Griô. 

Temas envolvendo Paulo Freire, cultura popular, arte e educação, serão contemplados pelo evento. A programação completa das mesas e oficinas pode ser conferida no folder.

Arte em Trânsito

Tendo início em 2011, o Arte em Trânsito tem como objetivo fazer a arte transitar para além da sala de aula no Colégio de Aplicação XXIII. Ao longo dos anos, o projeto se desenvolveu como um programa de extensão composto por vasta gama de projetos, porém sem perder sua origem: entender a escola como um lugar potente de criação artística. O programa é coordenado pela professora Renata Oliveira Caetano.

Mirada

Fundado em 2016, o Mirada é liderado pelos professores Francione Oliveira Carvalho e Olga Maria Botelho Egas e formado por pesquisadores, professores, estudantes, técnicos e membros da comunidade. O grupo propõe desenvolver estudos, reflexões, investigações e ações de extensão que problematizam o impacto das múltiplas visualidades nos processos educativos e na formação do professor.