Estão abertas as inscrições para o curso de extensão gratuito Construindo Cidades Resilientes – MCR2030. Diferente da primeira edição, realizada em agosto de 2021, esta oferta será na modalidade Mooc. Neste novo formato, o cursista terá a possibilidade de estudar e realizar as atividades na Plataforma Moodle, administrada pelo Centro de Educação a Distância (Cead) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), conforme a sua disponibilidade de acesso e seguindo sempre a qualidade de ensino oferecida pela Universidade.

Desenvolvido em parceria com a Pró-reitoria de Extensão (Proex) e o Cead,  as vagas do curso são destinadas a militares do Corpo de Bombeiros; servidores públicos atuantes na Coordenadorias Municipais de Defesa Civil, ou nas áreas de planejamento, meio ambiente e saúde; e extensivo a profissionais e estudantes interessados na temática da resiliência urbana.

O objetivo do curso é capacitar interessados no uso de ferramentas e metodologias disponibilizadas pelo Escritório para Redução do Risco de Desastres (UNDRR) da Organização das Nações Unidas (ONU). Além disso, a capacitação pretende abordar os conceitos de redução do risco de desastres e introdução às tendências atuais em risco urbano, levando em consideração também os problemas de saúde pública.

Interessados em participar devem estar envolvidos na temática da resiliência urbana e nas ferramentas e metodologias disponibilizadas pelo UNDRR, dispostos a estudá-las, aplicá-las e devem possuir flexibilidade para programar seus estudos semanais e cumprir as atividades propostas no curso. É exigido também que disponham de infraestrutura mínima de acesso à internet e ao Microsoft Office no computador. Além disso, o interessado precisará informar na inscrição a turma referente a sua maior disponibilidade de acesso a plataforma (manhã, tarde ou noite).

Cinco módulos

O curso está organizado em cinco módulos: introdução à Iniciativa Making Cities Resilient (MCR2030); ferramenta de Autoavaliação da Resiliência – Níveis Preliminar e Detalhada; ferramenta de Análise da Resiliência do Sistema de Saúde Pública – Adendo; ferramenta QRE Tool – Análise Rápida de Risco (ARR); e diretrizes para elaboração do Plano Local de Resiliência.

De acordo com a coordenadora do curso, Gislaine dos Santos, a cada módulo, conforme a evolução e a conclusão das atividades, o cursista terá acesso ao material didático que conta com vídeo-aulas, apresentações e sugestões de leituras complementares. “Para receber o certificado o cursista precisará realizar todas as atividades avaliativas e com 70% de aproveitamento.”

Para o diretor do Cead, Wagner Rezende, a segunda oferta do curso mostra o sucesso desta capacitação entre o público-alvo, atestando sua qualidade. “A realização desta edição é um avanço, tanto para o curso em si e seus coordenadores, quanto para o Cead, tendo em vista que essa experiência de transformação para o formato Mooc poderá ser replicada em outros cursos, algo que está no horizonte das ações do Cead.”

As inscrições vão até as 16h do dia 22 de outubro.

Clique aqui para as inscrições

Outras informações: (32) 2102-3487 (Cead-UFJF)

ufjf.br/resiliencia

cidadesresilientes@engenharia.ufjf.br