O Conselho Setorial de Graduação (Congrad) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) aprovou nesta terça-feira, 21, o calendário acadêmico suplementar para os campi de Juiz de Fora e Governador Valadares. No campus sede, as aulas do segundo período suplementar têm início em 4 de outubro. No campus avançado, o semestre suplementar começa no dia 18 do mesmo mês.

Confira o calendário acadêmico suplementar dos campi de Juiz de Fora e de Governador Valadares.

Juiz de Fora

No campus sede, a resolução 51/2021 do Consu aprovou, em formato híbrido, o segundo semestre suplementar para os cursos de Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Odontologia, Rádio, TV e Internet e Jornalismo.

Para que as aulas se iniciem em 4 de outubro, estudantes e unidades acadêmicas devem estar atentos aos prazos disponibilizados no calendário acadêmico do segundo semestre suplementar.

Os coordenadores de curso têm até o dia 21 de setembro para solicitar aos departamentos as vagas necessárias para as disciplinas do segundo semestre suplementar. Os chefes de departamentos deverão responder a esses requerimentos até o dia 23 do mesmo mês. 

No dia 27 de setembro deverá ser disponibilizado o horário linear para que, até o dia 29, sejam realizados os ajustes no Plano Departamental. Além disso, os coordenadores de curso terão entre 30 de setembro e 8 de outubro para fazer as matrículas dos estudantes no Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (Siga).

As aulas do segundo semestre suplementar serão finalizadas no dia 14 de dezembro. O calendário também aponta um recesso acadêmico entre os dias 24 e 31 de dezembro.

Governador Valadares

No campus avançado, os coordenadores de curso têm até o dia 22 de setembro para solicitar aos departamentos as vagas necessárias para as disciplinas do segundo semestre suplementar e os chefes de departamentos têm até o dia 24 para responder aos requerimentos.

No dia 27 de setembro deverá ser disponibilizado o horário linear para, que entre os dias 28 e 29, sejam realizados os ajustes no Plano Departamental. Por fim, os coordenadores de curso terão entre 30 de setembro e 8 de outubro para fazer as matrículas dos estudantes no Siga.

Além disso, nos dias 14 e 15 de outubro, os coordenadores deverão fazer os últimos ajustes das matrículas para que as aulas tenham início em 18 de outubro.

As aulas do segundo semestre suplementar de Governador Valadares terminarão no dia 23 de dezembro. O calendário ainda prevê que haverá um recesso acadêmico entre os dias 24 e 31 de dezembro.

Vale lembrar que o Consu aprovou o uso do semestre suplementar para os cursos de Educação Física, Fisioterapia, Farmácia, Medicina, Nutrição e Odontologia do campus avançado. Entretanto, os dois primeiros optaram por não aderir ao segundo semestre suplementar.

Confira as deliberações do Consu

Resolução 50/2021

Resolução 51/2021

Anexo Resolução 51/2021

Leia mais: UFJF tira dúvidas sobre retorno híbrido e semestre suplementar

Acompanhe a UFJF nas redes sociais

Facebook: UFJFoficial

Instagram: @ufjf

Twitter: @ufjf_

Youtube: TVUFJF