Estudantes de todos os cursos poderão retornar ao campus a partir de 4 de novembro, de acordo com a oferta de disciplinas pelos cursos (Foto: Carolina de Paula)

Atualizada às 16h16 de 16/09/2021 – os cursos de Educação Física e Fisioterapia de Governador Valadares informaram que não irão participar do semestre suplementar.

Com a decisão do Conselho Superior de retomada gradual das aulas presenciais, o Portal da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) preparou um tira-dúvidas para esclarecer sobre as etapas e funcionamento do plano de retorno. Se você ainda precisar de ajuda, entre em contato com a sua coordenação de curso ou com a Central de Atendimento pelo telefone (32) 2102-3911 (fixo e whatsapp) ou pelo e-mail faleconosco@ufjf.edu.br. Lembrando que a oferta das disciplinas – e em qual formato elas serão abertas – depende das deliberações dos conselhos de cada unidade.

Quando começam as aulas presenciais?

A partir do 2º semestre de 2021 poderão ser oferecidas, em formato presencial, disciplinas práticas, teórico-práticas e os estágios obrigatórios. As disciplinas teóricas devem continuar de forma remota.

O segundo semestre inicia-se em 18 de outubro, no entanto, as primeiras semanas serão voltadas para preparação e planejamento do corpo docente e técnico para o retorno. Assim, as disciplinas em formato presencial começam em 4 de novembro, já as teóricas iniciam no dia 18 de outubro, como era previsto.

Os cursos que farão o semestre suplementar 2 (veja mais abaixo quais são) seguirão calendário diferente, ainda a ser definido. Neste caso, seus respectivos alunos cursarão o segundo semestre letivo de 2021 em outro momento posterior.

Quais disciplinas práticas serão ofertadas no segundo semestre?

Isso depende dos conselhos de unidade. Eles são os responsáveis por decidir quais serão as disciplinas do segundo semestre e têm até o dia 24 de setembro para enviar à Pró-reitoria de Graduação (Prograd) esses dados. A orientação é que os estudantes entrem em contato com as coordenações de curso, após essa data, para obterem essas informações.

E se eu não quiser ou puder retornar para as aulas presenciais?

No momento, o que vai acontecer é o retorno de parte das atividades presenciais curriculares. Para conhecer as possibilidades, o estudante deve ler a resolução 33/2020 do Consu, que aponta as condições excepcionais para o período de pandemia.

Em relação às disciplinas práticas, teórico-práticas e estágios, caso o estudante realmente não tenha condições de realizá-los, há a alternativa de não se matricular e dar sequência ao curso fazendo apenas disciplinas teóricas. 

Caso sejam oferecidas apenas disciplinas práticas ou teórico-práticas ou elas sejam as únicas faltantes para o término da graduação, o estudante pode pedir o trancamento da disciplina ou do curso, conforme a data apontada no Calendário Acadêmico.

O formato remoto ainda continua?

Sim. As disciplinas  teóricas continuarão a ser oferecidas, no segundo semestre letivo, em formato remoto. O segundo semestre começa em 18 de outubro, sendo a matrícula feita pelos acadêmicos no Siga de 22 a 24 de setembro.

O que é semestre suplementar?

O semestre suplementar permite resgatar componentes curriculares não oferecidos no Ensino Remoto Emergencial (ERE), como as disciplinas práticas dos cursos da área de saúde. Esses cursos não tinham condições de prosseguir abrindo novas turmas, sem a reposição. O semestre suplementar segue outro calendário, diferente do ERE, e sua duração é de até dez semanas.

Como funciona o semestre suplementar? Quais cursos estão incluídos?

Quatro cursos da instituição já operavam neste modelo  – Medicina e Enfermagem (campus Juiz de Fora) e de Odontologia (de Juiz de Fora e Governador Valadares). 

Para o segundo semestre suplementar (2), a resolução 51/2021 do Consu aprovou, em formato híbrido, o uso desse recurso para os seguintes cursos: Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Odontologia e Rádio, TV e Internet do Campus de Juiz de Fora e para os cursos de Farmácia, Medicina, Nutrição e Odontologia do Campus Avançado de Governador Valadares.

Além destes, também ficou aprovada a possibilidade da Faculdade de Comunicação incluir o curso de Jornalismo no semestre suplementar 2, fazendo os ajustes necessários de acordo com as demandas da unidade.

Qual a previsão para começar o semestre suplementar 2?

O primeiro semestre suplementar terminou no dia 11 de setembro. O calendário do semestre suplementar 2 ainda será votado pelo Conselho Setorial de Graduação (Congrad), e é diferente do calendário acadêmico do ERE. A expectativa é de que ele se inicie em outubro. 

Por que o curso de Nutrição não foi incluído no semestre suplementar?

Os estudantes devem tirar  dúvidas específicas diretamente com as coordenações de curso. São elas as responsáveis pelas atividades de graduação a serem oferecidas, assim como pelas condições de funcionamento do curso dentro de cada contexto.

Quais são os cursos de saúde que matricularam os estudantes, mas ainda não deram início às aulas? Há uma previsão para esse começo?

Os calouros dos cursos de Medicina, Enfermagem (Campus Juiz de Fora) e Odontologia (Campus Juiz de Fora e Governador Valadares) ainda não iniciaram as aulas. Por conta da paralisação da oferta de disciplinas práticas presenciais durante o Ensino Remoto Emergencial (ERE), as turmas ingressantes no ano letivo de 2021 devem esperar que o calendário acadêmico seja refeito. 

Assim, esses calouros só começarão as aulas quando for possível, por meio dos semestres suplementares, a reposição do currículo travado no Ensino Remoto. A futura data de início será divulgada a esses calouros oportunamente.

E como será o início para os demais calouros com entrada no segundo semestre de 2021? 

O segundo semestre letivo vai começar dia 18 de outubro. Nesta data, as aulas começam em formato on-line para todos os novos estudantes (com exceção dos calouros dos quatro cursos acima e daqueles que seguirão o calendário do semestre suplementar). Já para quem está matriculado apenas em disciplinas presenciais, elas serão iniciadas a partir de 4 de novembro, pois as duas semanas iniciais serão destinadas à capacitação de professores, TAEs e terceirizados sobre os protocolos de biossegurança.

Quais são os protocolos de biossegurança da UFJF?

A UFJF adota uma série de Protocolos de Biossegurança para evitar a contaminação por Covid-19, entre eles, a obrigatoriedade de uso de máscaras e EPIs, distanciamento sociais, remanejamento dos espaços e turmas. Além desses, os próprios cursos também podem definir, com aprovação da Comissão Interna de Segurança, outras normas específicas. 

A instituição também conta com a plataforma de monitoramento Busco Saúde. Todos os membros da comunidade acadêmica em atividades presenciais devem se registrar no sistema e relatar a ocorrência de sintomas ou contato com casos confirmados de Covid-19.

Alunas gestantes terão a opção de fazer as disciplinas teórico-práticas de forma remota?

As disciplinas serão ofertadas de forma remota ou presencial. No caso das teórico-práticas, pode ser que a parte teórica seja feita remotamente. Para os casos de excepcionalidade, entre eles, adoecimento e gravidez, é preciso consultar o que o Regimento Acadêmico de Graduação (RAG) aponta. Em caso de dúvidas, deve-se procurar as Coordenações de curso e/ou as orientações da Central de Atendimento (CAT).

Confira as deliberações do Consu

Resolução 50/2021

Resolução 51/2021

Anexo Resolução 51/2021

Acompanhe a UFJF nas redes sociais

Facebook: UFJFoficial

Instagram: @ufjf

Twitter: @ufjf_

Youtube: TVUFJF