No Memorial da República, fotos como a da manifestação do movimento estudantil na Rua Halfeld, nos anos 1980 (Foto: Arquivo Cecom/UFJF)

Os setores culturais da UFJF  participam entre os próximos dias 20 e 26 da 15ª Primavera dos Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). O tema central desta edição é “Museus: perdas e recomeços”. Confira abaixo a programação:

Mamm integra a 15ª Primavera dos Museus com uma visão mais poética 

Pelo segundo ano consecutivo, em função da pandemia, a temporada de eventos é aberta exclusivamente on-line, em plataformas virtuais como Facebook, Instagram e Youtube. A programação inclui postagens, exposições, vídeos, entrevistas, oficinas e ações educativas.

“Múltiplo Universo”, “Grafias e múltiplos: Os amigos da Gravura” e “Fayga Ostrower: Centenário (1920.2020)” são exemplos de mostras virtuais revisitadas em atividades diversas, que se somam a propostas como a leitura de correspondências entre escritores intitulada “Do coração à caneta”. Veja mais sobre a programação em @mamm.ufjf.

Discutindo memória e resistência, Memorial promove projeção noturna 

Vídeos e fotografias de diferentes arquivos do país ganharão as paredes do espaço, com curtos trechos de frases que retratam a luta por democracia. Além das projeções, que acontecem entre 20 e 24 de setembro, sempre das 20h às 22h, o Memorial também promove três mesas-redondas virtuais, transmitidas pelo canal do YouTube do Memorial (youtube.com/memorialitamarfranco).

Forum da Cultura reflete sobre representações de dor e perda nas artes

O Forum da Cultura realizará duas transmissões ao vivo através do Instagram, entrevistando convidados que discorrerão sobre o tema desta edição da Primavera. Patrícia Moreno (IAD/UFJF) falará acerca das representações da dor e da perda na arte brasileira do século XX e XXI. Já o poeta, ficcionista, ensaísta e pesquisador da cultura e da religiosidade afro-brasileiras, Edimilson de Almeida Pereira (Fale/UFJF) irá tratar do tema sob o ponto de vista das manifestações da cultura popular.

Arquivo Central promove quiz arquivístico e exposição virtual 

Quiz, exposição virtual e oficina estão entre as opções na programação do Arquivo Central da UFJF.