Entre os dias 20 e 26 de setembro, acontece a 15ª Primavera dos Museus, ação de promoção dos museus brasileiros coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). A edição deste ano traz o tema “Museus: perdas e recomeços”, propondo uma reflexão acerca dos impactos causados pela pandemia de Covid-19, não somente em nosso presente, mas também em nossas memórias e em nosso futuro. 

Como parte da programação da Primavera dos Museus, o Forum da Cultura da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) realizará duas transmissões ao vivo através do Instagram, entrevistando convidados que discorrerão sobre o tema proposto. A primeira transmissão acontece no dia 21 de setembro, às 19h, e traz como convidada a professora do Instituto de Artes e Design (IAD) e do curso de especialização Moda, Arte e Cultura/UFJF, Patrícia Moreno, para uma discussão acerca das representações da dor e da perda na arte brasileira do século XX e XXI. 

A segunda transmissão ao vivo será com o poeta, ficcionista, ensaísta, professor da Faculdade de Letras/UFJF e pesquisador da cultura e da religiosidade afro-brasileiras,  Edimilson de Almeida Pereira. Tratando das representações da dor e da perda nas manifestações da cultura popular, a transmissão ocorrerá no dia 23 de setembro, também às 19h. Para participar da programação, basta acessar o perfil do Forum da Cultura no Instagram. 

A 15ª Primavera dos Museus busca pensar sobre a função dos museus neste momento em que o mundo vivencia tamanhas perdas e dores, tratando da guarda de tudo o que restou e pressagiando que, como em tantas outras vezes, o que restou pode possibilitar outros recomeços. Dessa forma, os museus se tornam lugares de acolhimento, reflexão e renovo, tendo em seus acervos elementos do que restou, memórias de momentos que se acabaram, lembranças de emoções transmutadas na materialidade dos objetos, tornando-se, assim, grandes bibliotecas de emoções humanas, grandes repositórios de sentimentos e experiências que a humanidade viveu ao longo da existência.

Os convidados:

Patrícia Moreno Ferreira Christofoletti: professora no Instituto de Artes e Design (IAD) e do curso de especialização Moda, Arte e Cultura da UFJF; doutora e mestre em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF); e especialista em Moda, Cultura de Moda e Arte pela UFJF. Pesquisa as manifestações artísticas que utilizam a imagem em movimento como suporte, com ênfase na modalidade Filmes de Artista no Brasil dos anos 1970 e os primórdios da videoarte no país. Além disso, investiga os espaços expositivos de Arte e suas formas de expor a imagem em movimento. Tem experiência na docência de nível superior na área de História da Arte, atuando, principalmente, nas áreas de História da Arte Moderna e Contemporânea.

Edimilson de Almeida Pereira: professor da Faculdade de Letras da UFJF. Poeta e ensaísta, possui graduação em Letras Vernáculas pela UFJF (1985); mestrado em Literatura Portuguesa (Letras Vernáculas) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro; mestrado em Ciência da Religião pela UFJF; doutorado em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro; e pós-doutorado em Literatura Comparada pela Universidade de Zurique. Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Cultura e Identidade, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura brasileira poesia, cultura afro-brasileira imagens/ identidades, cultura popular tradição modernidade, literatura juvenil e infanto-juvenil.

Programação Forum da Cultura – Primavera dos Museus