Professor Jeferson foi vacinado pela enfermeira Érica, do SIASS. (Foto: Divulgação)

A comunidade acadêmica do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV) compareceu à Unipac na última terça-feira, 14, para tomar a primeira ou segunda dose da vacina contra a Covid-19. A vacinação ofertada pelo Setor de Imunização, da Secretaria Municipal de Governador Valadares, aos servidores, funcionários terceirizados e estudantes contou com a colaboração dos enfermeiros Guilherme de Andrade Ruela e Érica Barbosa Magueta Silva, do Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (SIASS/UFJF-GV).

A ação ocorre quase três meses após a oferta da primeira dose da vacina aos profissionais da educação, realizada também na Unipac e Univale, nos dias 17 e 18 de junho. “O SIASS permanece exercendo com prontidão e eficiência o seu papel fundamental que é levar a atenção e a promoção à saúde dos servidores, estendendo as ações para a comunidade em geral. Isso mostra que estamos sempre à disposição da comunidade acadêmica para prestar um serviço de maneira abrangente e relevante dentro do contexto atual”, destacou Luan Sodré, coordenador de Gestão de Pessoas da UFJF-GV.

Dentre os vacinados os sentimentos eram de alívio e gratidão ao apoio da universidade à comunidade acadêmica durante a pandemia. “Eu tomei as duas doses da Astrazeneca nas campanhas de vacinação para Covid realizadas na Unipac. Acho de extrema importância o apoio que a UFJF-GV tem dado à comunidade desde o início da pandemia. Acredito que a vacinação na Unipac, apesar de ter ocorrido num período muito curto, foi mais uma opção dada a comunidade para se imunizar e se resguardar desta doença que causou tanta tristeza a muitas famílias aqui em GV e em nosso Estado. No mais, gostaria de parabenizar a todos os envolvidos na ação (funcionários da universidade e externos, sistema de saúde de GV e prefeitura)”, destacou o professor do departamento de Farmácia da UFJF-GV, Jeferson Gomes da Silva.

Deyvison é estudante de Medicina da UFJF-GV (Foto: arquivo pessoal)

O estudante Deyvison Alves, do terceiro período de Medicina da UFJF-GV, também aproveitou a oportunidade para tomar a segunda dose na Unipac. Ele ressaltou que a oferta cada vez maior da vacina é fundamental para a redução de óbitos causados pela Covid-19. “Graças à vacinação foi possível reduzir a incidência de diversas doenças que prejudicam a saúde da população. A vacina contra a Covid-19 tem como objetivo evitar que o indivíduo, caso tenha se infectado pelo SARS-CoV-2 evolua para um caso clínico grave e, posteriormente, venha a óbito. Sendo assim, as vacinas vieram para proteger a população e reduzir o número mortes contra a infecção pelo SARS-CoV-2”.

A última nota técnica sobre a situação da pandemia do novo coronavírus em Governador Valadares e região, divulgada no dia 9 de setembro pelo programa de extensão Covid Zero, destacou que a tendência para os 15 dias seguintes é de aumento dos casos confirmados no município e estabilização das mortes provocadas pela doença. A nota reforçou ainda a importância não só da vacina, mas também da manutenção das demais medidas de prevenção.

João Paulo tomou a segunda dose na Unipac (Foto: arquivo pessoal)

Apelo feito também pelo administrador da UFJF-GV, João Paulo Lopes. Responsável pela gestão do contrato da universidade com o Restaurante Universitário, João tomou a segunda dose da vacina, mas não pretende abrir mão de outras ações preventivas. “Esta doença já demonstrou a sua gravidade e temos que fazer a nossa parte para diminuir todas as consequências dela. Se proteger, usar máscaras, álcool em gel, se vacinar, tudo isso somado a outras ações vai garantir mais proteção a todos para que possamos seguir adiante com nossos sonhos e projetos. Se vacinar é um ato individual que beneficia o coletivo, e isso é de extrema importância para que possamos sair desta situação. Cada um fazendo sua parte e quanto mais pessoas imunizadas mais rápido venceremos esta batalha. Se vacinar é usar a ferramenta que a ciência nos deu para salvar vidas e assim fazer valer a pena todo os esforços dos cientistas e de todos aqueles que trabalharam incessantemente na busca do imunizante.”