O “Covid Zero” divulgou nesta quinta-feira, 9, mais uma nota técnica sobre a situação da pandemia do novo coronavírus em Governador Valadares e região. De acordo com o documento do programa de extensão do campus avançado da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV), a tendência para os próximos 15 dias no município é de aumento dos casos confirmados e estabilização das mortes provocadas pela doença.

Apesar dessa melhora no cenário, a nota técnica reforça que “é de extrema importância que as medidas de prevenção sejam mantidas e reforçadas para se evitar um novo aumento de casos e, consequentemente, pressão no sistema de saúde e aumento dos óbitos”.

E dentre essas recomendações estão o estímulo à manutenção das proteções individuais e coletivas, o reforço das campanhas de vacinação e a conscientização da população quanto à importância de uma imunização completa. Tudo isso para “evitar a transmissão do vírus e uma terceira onda de casos no município”.

A expectativa do “Covid Zero” é que a nota possa ajudar as autoridades públicas e a própria universidade a lidar com a doença. “As informações divulgadas poderão auxiliar os gestores no entendimento do cenário atual e previsão para um futuro próximo, para definição de estratégias de enfrentamentos e revisão de protocolos e ações já implementadas. Além disso, pode contribuir com a comunidade acadêmica na organização de suas ações para os próximos meses.”

Por fim, os responsáveis pelo documento fazem questão de ressaltar que as conclusões do estudo são uma tendência estatística e que, portanto, os resultados podem ser influenciados pelas medidas sanitárias adotadas pelos órgãos governamentais de saúde e pela adesão social às práticas de prevenção.

Clique aqui para ler a íntegra da nota técnica.