Você já parou para pensar alguma vez como o cérebro humano funciona? Como os processos de aprendizagem ocorrem? Como a arte nos ajuda a perceber o mundo e a nós mesmos? Ou como se dá o processo de culpabilidade e responsabilidade de alguém que enfrenta problemas com a Justiça?

Esses são alguns dos temas a serem debatidos no I Congresso da Liga Acadêmica de Neurociências, que ocorrerá entre 18 e 22 de outubro, com o tema “As Interfaces da Neurociência”. O evento é gratuito e será realizado em ambiente virtual. As inscrições estão abertas e podem ser feitas até 17 de outubro, sendo conferido  certificado para aqueles com 75% de participação no evento.

Segundo a coordenadora da Liga Acadêmica de Neurociências (Lanc) e professora do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Nadia Shigaeff, o objetivo do congresso é fomentar o conhecimento científico, reforçando a interdisciplinaridade da Neurociência com outras áreas, como Educação, Direito, Arte e Medicina. “Conteúdos de outras ciências conversam entre si e ajudam na construção da Neurociência. Isso é importante para desenvolver novas pesquisas, formular novas perguntas e, com a contribuição dessas várias áreas, ampliarmos nosso conhecimento, além de ser uma questão prática, de expandir o campo de trabalho da Neurociência, que é por definição interdisciplinar.”

Nadia reforça que o evento é uma grande oportunidade para que pessoas dos mais diversos campos do saber vejam que é possível aplicar a Neurociência em suas próprias áreas de estudo. “A Neurociência pode fazer interface com a Educação, nos processos de aprendizagem em como auxiliar crianças com dificuldade de aprendizagem, ou o contrário, em como melhorar os métodos de ensino para melhorar a aprendizagem. A Neurociência tem interface também com a área jurídica em relação à culpabilidade, responsabilidade em determinados crimes, ou até mesmo para ajudar em questões de guarda. Nas áreas de Exatas, que constrói instrumentos que vão ajudar a evoluir nosso conhecimento sobre o cérebro, como máquinas de ressonância magnética. Seja a área que for, o conhecimento da Neurociência se aplica. Essa é a importância de trazermos esse tema para esse ano.”

Dentre os palestrantes confirmados estão pesquisadores, professores universitários, doutores e pós-doutores, neurocirurgiões, psicólogos, e referências na área de maneira geral, como: Luciano Furlanett;,  Antônio de Pádua Serafim; Álvaro Machado Dias; Paulo Bertolucci; Daniel Martins; Renato Leonardo de Freitas; e Leandro Malloy-Diniz. Entre os temas em discussão, Neurocirurgia; Neurocirurgia forense; Neurociência da música; Neurociência e inteligência artificial; Neurociência e Educação; Os efeitos da covid-19 no cérebro; Neurociência da dor física, emocional e social; Neuropsicologia.

Lanc

A Lanc, atualmente com 20 membros e uma colaboradora, além da coordenadora, tem como principal objetivo articular ações extensionistas, visando atender à comunidade, com pesquisa e ensino na área da Neurociência.

Outras informações acerca dos trabalhos desenvolvidos pela Lanc podem ser conferidas em seu site e Instagram.