A Liga Acadêmica de Neurociências (Lanc) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) realizará entre 18 e 22 de outubro seu primeiro congresso, tendo como tema “As Interfaces da Neurociência”. O prazo de inscrição para submissão de trabalhos foi prorrogado até o próximo dia 3 de agosto. As inscrições, tanto para ouvintes, quanto para os que submeterem trabalhos, são gratuitas e abertas a toda comunidade acadêmica. 

A coordenadora e professora do Departamento de Psicologia, Nadia Shigaeff, destaca que no último evento realizado pela Lanc, o número de inscritos superou os três mil e as visualizações do canal no Youtube chegaram a mais de sete mil, alcançando pessoas de diferentes regiões do Brasil e do exterior. Dessa forma, “a possibilidade de apresentar trabalhos no evento favorece a comunicação científica e dá visibilidade para o que está sendo produzido em diversas regiões do país”.

Ainda segundo a docente, “a Neurociência é uma ciência interdisciplinar, por definição, e que gera conhecimento com importância para diversos aspectos das nossas vidas”. Um exemplo dessa interdisciplinaridade é como a arte pode favorecer o desenvolvimento da cognição social, ou seja, em como interpretamos os comportamentos dos outros e como isso interfere em nosso próprio comportamento. Assim, o entendimento de relações como essa “poderia ser uma estratégia terapêutica para desenvolver habilidades sociais em indivíduos diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista, que tem dificuldade na interpretação e na comunicação desses códigos das relações interpessoais”.  

Pensando nesse caráter interdisciplinar, o I Congresso da Liga Acadêmica de Neurociências contará com a participação de palestrantes formados em diversas áreas do saber, que abordarão temas acerca da ligação da neurociência com  Covid-19; Inteligência Artificial; Educação; Arte; Neurocirurgia; entre outros temas.

Lanc

A Lanc, atualmente com 20 membros, além da coordenadora, tem como principal objetivo articular ações extensionistas, visando atender à comunidade, com pesquisa e ensino na área da Neurociência. A oportunidade de aprendizagem por meio de discussões críticas entre os alunos e a realização de eventos, como o Congresso, com a finalidade de democratizar o acesso às informações científicas são exemplos de atividades desenvolvidas pela Liga. 

Para outras informações acerca dos trabalhos desenvolvidos pela Lanc podem ser conferidas em seu site e Instagram.