Orquestra Sinfônica Pró-Música e Coral Pró-Música encerram a programação virtual desta edição da SBPC Cultural no sábado, 24, com uma apresentação do Operando, projeto que, desde 2017, tem se dedicado a divulgar a tradição da ópera com montagens que, em três edições presenciais, já lotaram a plateia do Cine-Theatro Central para conhecer mais sobre esse gênero que é considerado uma “arte total”, em apresentações com entrada franca em Juiz de Fora.

Em razão da pandemia de Covid-19, o projeto assumiu o formato virtual, com músicos e cantores realizando suas gravações remotamente. Segundo o regente Victor Cassemiro, embora sem equipamento profissional e com os ajustes necessários por causa das limitações do momento, o resultado é bastante interessante e cumpre com a proposta do Operando, que é democratizar a música erudita para o público leigo. A divulgação dos vídeos nas plataformas digitais permite levar a ópera àqueles que por diversos motivos não têm a oportunidade de frequentar um teatro.

Nessa edição para a SBPC Cultural, o repertório passeia por óperas como Cavalleria Rusticana, de Pietro Mascagni – que era o prefixo das exibições cinematográficas no Cine-Theatro Central – e é considerada uma das primeiras composições do verismo, o realismo operístico italiano que aborda a realidade do povo comum. Outra ópera contemplada na programação é Carmem, de Georges Bizet, que, devido ao caráter transgressor da protagonista, sofreu severas críticas na data de sua estreia, em março de 1875.

Outras peças apresentadas são trechos de A Flauta Mágica, As Bodas de Figaro e Don Giovanni, do compositor austríaco Wolfgang Amadeus Mozart, além do clássico Romeu e Julieta, composto por Charles Gounod e baseado na peça homônima de William Shakespeare. As Índias Galantes, de Jean-Philippe Rameau, também integra o repertório como uma ópera acompanhada de dança.

As apresentações da SBPC Cultural, sob curadoria da Pró-reitoria de Cultura da UFJF, acontecem a partir das 21h30, pelo canal do YouTube da SBPC (@SBPCnet).