Curtiu nosso mascote da SBPC na UFJF? Compartilhe em nas redes sociais e marque a @UFJF.

Que tal assistir a uma apresentação musical ou teatral após uma jornada de produtivos debates e minicursos? Essa é a proposta da SBPC Cultural, uma programação de atrações que encerram cada dia de atividades da 74ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), a partir de domingo, 18. Organizada pela Pró-reitoria de Cultura da UFJF, parceira nesta edição do evento, a programação está imperdível e poderá ser conferida no canal da SBPC no Youtube.

Todas as noites, a partir das 21h30, o público vai assistir a um vídeo com uma apresentação diferente: na abertura, nada menos do que o Coral da UFJF em uma belíssima interpretação de Angélica, composição de Chico Buarque e Miltinho em homenagem à estilista Zuzu Angel, assassinada na década de 1970. Zuzu, cujo centenário de nascimento é celebrado este ano, foi uma vítima da repressão no período da ditadura militar, por denunciar, inclusive através da moda que a tornou conhecida no exterior, o desaparecimento e a morte de seu filho Stuart Angel.

Outras expressões e valores artísticos locais poderão ser conferidos até o dia 24 de julho, data de encerramento desta edição da Reunião Anual: o músico Roger Resende, na websérie musical Samba na Intimidade (dia 19), que resgata a história de vida e a obra de compositores de samba da cidade com atuação nas décadas de 1940 e 1950;  a banda Muamba, com um show especial apresentado no projeto Musicamamm (dia 20); a dupla Victor Cassemiro e Alexandre Pereira em Piano e Voz na Poesia de Mamão, uma homenagem ao compositor juiz-forano Armando Aguiar (dia 21); o espetáculo Cabaret dos Seres da Ribalta, projeto artístico do Mare – Movimento Artístico Evolucionário, com números de música, dança, palhaçaria e teatro de marionetes gravados no Cine-Theatro Central (dia 22); a banda Mauloa com seu videoclipe Akuandub, uma mensagem ambientalista inspirada na mitologia indígena dos Araras (dia 23); e, encerrando a SBPC Cultural, Orquestra Sinfônica Pró-Música e Coral Pró-Música no projeto Operando, espetáculo que passeia por trechos de óperas famosas (dia 24).

Oficinas culturais

Além de todas essas apresentações, a SBPC Cultural vai oferecer aos interessados oito oficinas culturais virtuais, gratuitas e assíncronas, que também estarão disponíveis no canal da SBPC no Youtube. Promovidas por órgãos executores da Procult e destinadas a estudantes, pesquisadores e comunidade em geral, as oficinas contemplam informação e conhecimento especializado nos campos da memória social, diversidade cultural, atividade museal, preservação histórica e patrimonial e produção cultural em espaços públicos.

A oferta de oficinas virtuais na SBPC Cultural é uma iniciativa que se afina com a temática da Reunião Anual – Todas as ciências são humanas e essenciais à sociedade – e uma contribuição especial da Procult para esta edição. Além de espaços que realizam diversas atividades e projetos de cultura, incentivando e promovendo o acesso à produção artístico-cultural, os equipamentos da Procult produzem conhecimento científico sobre suas áreas de atuação.

Por isso, o público encontrará oficinas que apresentam estudos de caso envolvendo espaços como o Forum da Cultura (“A experiência de transpor mostras presenciais para o universo digital”) e o Cine-Theatro Central (“Patrimônio Cultural e os desafios para preservação do Cine‐Theatro Central”). Já Centro de Conservação da Memória, Memorial da República Presidente Itamar Franco e Museu de Arqueologia e Etnologia Americana oferecem oficinas que vêm contribuir para ampliar o conhecimento científico dos interessados em tópicos como a metodologia da História Oral, a preservação de acervos e o saber de culturas ancestrais.

A montagem da programação para esta edição da SBPC Cultural mobilizou todos os órgãos executores da Procult. Para a pró-reitora Valéria Faria, essa tarefa foi uma imensa responsabilidade assumida com entusiasmo e dedicação pela equipe: “A SBPC é uma instituição muito importante, um pilar dos mais sólidos na defesa da educação e, sobretudo, da ciência no Brasil, condição que é urgente ressaltar e apoiar nesses tempos em que nossos pesquisadores e cientistas enfrentam tantas dificuldades e ataques”, afirma. Segundo ela, a parceria com a UFJF é uma oportunidade única de contribuir para um evento que reúne alguns dos mais respeitados cientistas nacionais. “É um orgulho para a Universidade compartilhar com a SBPC a organização desta Reunião. Nós, da Procult, em especial, ficamos felizes de poder apresentar ao público da SBPC nossos equipamentos culturais e a qualidade de nossos artistas, além de ressaltar a relevância da cultura na produção de conhecimento.”

A programação completa da 73ª Reunião Anual da SBPC traz nomes de projeção no cenário científico, político e cultural nacional e acontece entre os dias 18 e 23 de julho, sendo transmitida pelos canais – Inscreva-se nos canais e compartilhe as atividades para não perder nada:

SBPCnet

TV UFJF