Para dar continuidade à campanha de vacinação, a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) anunciou a realização de mais um drive-thru no campus da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Neste sábado, dia 24, os imunizantes serão aplicados em cidadãos sem comorbidades que possuam 30 anos ou mais.

A ação contemplará, ainda, idosos, grávidas e puérperas, e lactantes de até seis meses. Também será oferecida a segunda dose – de Coronavac ou Astrazeneca – para os cidadãos, desde que já tenham cumprido o prazo previsto, indicado no cartão de vacinação.

A modalidade drive-thru acontecerá das 9h às 16h, no estacionamento da Faculdade de Educação (Faced) – situado na rua José Lourenço Kelmer s/n, Bairro São Pedro. A ação é uma parceria entre a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) e a UFJF. Apenas residentes no município podem participar da iniciativa.

Documentação

Para o recebimento do imunizante, o cidadão deve apresentar os documentos de identificação com foto, originais e cópias (CPF e Identidade), o cadastro impresso e o comprovante de residência.

Já as grávidas, além da documentação exigida, precisam levar o cartão do pré-natal e a carteira da gestante. As puérperas devem apresentar um documento que comprove o parto nos últimos 45 dias, como a certidão de nascimento do bebê ou atestado de alta hospitalar. Por fim, as lactantes em até seis meses de pós-parto, por sua vez, precisam levar um atestado médico que mostre que amamenta e um documento que comprove que o seu parto ocorreu nos últimos seis meses, como a certidão de nascimento do bebê.

Vale lembrar que quem se vacinou contra Influenza, e tem direito de se vacinar também contra a Covid-19, deve esperar pelo menos 14 dias. Para quem foi diagnosticado com Covid-19, é recomendado ao menos 30 dias de espera entre o começo dos sintomas ou teste positivo (no caso dos assintomáticos) para receber a vacina.

Segunda dose

Para o recebimento da segunda dose, é obrigatório levar o cartão de vacinação entregue no dia do recebimento da primeira. O cartão é um documento que deve ser guardado pela população, pois contém as informações fundamentais sobre a vacina aplicada, a data da aplicação e quem foi o aplicador. As pessoas que tomaram a vacina da Influenza nos últimos 14 dias devem aguardar o intervalo preconizado entre as duas antes de receberem a aplicação dos imunizantes contra a Covid-19.

Outras informações sobre o calendário de vacinação dos próximos dias, assim como, os locais de aplicação dos imunizantes, podem ser acompanhadas no site da PJF.

Ação conjunta

A ação é fruto da colaboração estabelecida entre a Universidade e a Prefeitura. Na UFJF, a campanha, integrada à Pró-reitoria de Extensão (Proex), é denominada “Juntos contra a Covid-19”. A equipe de Enfermagem para aplicação das doses é composta por mais de 30 integrantes, entre eles professores; estagiários do curso de Enfermagem que já atuam nas unidades básicas de Saúde (UBSs); técnico-administrativos em educação (TAEs) em Enfermagem da UFJF e do Hospital Universitário (HU/Ebserh); e residentes em Enfermagem.

A equipe conta, ainda, com a colaboração de professores das faculdades de Fisioterapia, Odontologia, Nutrição e Farmácia da UFJF. Participam, também, residentes das áreas de Farmácia; Fisioterapia; Enfermagem; Serviço Social; Odontologia; Economia; e Administração; e trabalhadores da Cossbe e do HU. A iniciativa é acompanhada pela Polícia Militar (PM) e pela Guarda Municipal.

Acompanhe a UFJF nas redes sociais

Facebook: UFJFoficial

Instagram: @ufjf