A mesa-redonda “Emergência climática, políticas ambientais e desafios à educação ambiental“, coordenada por Angélica Cosenza, pesquisadora da UFJF e coordenadora do Grupo de Educação Ambiental (GEA), foi transmitida ao vivo na manhã desta segunda-feira (19) como parte da programação da 73ª Reunião Anual da SBPC. Foram convidados os pesquisadores Paulo Artaxo (Universidade de São Paulo), Michele Sato (Universidade Federal de Mato Grosso) e Philippe Layrargues (Universidade de Brasília).

Artaxo destacou a importância da ciência como a única chave para reverter as três emergências globais que nossa sociedade enfrenta. Diante da crise da saúde na pandemia, da perda da biodiversidade e da emergência climática, é possível notar algumas similaridades, tais como o uso excessivo dos recursos naturais e a falta de governança global. Mesmo com a diferença nas escalas temporais destas emergências, o pesquisador aponta a necessidade de ações conjuntas e direcionadas para reduzir e reverter os danos causados por esses acontecimentos.

A pesquisadora Michele realçou que os limites planetários foram ultrapassados através do aumento da influência humana no planeta, algo acentuado pela Revolução Industrial no início do século XIX e pelo fenômeno da grande aceleração, em meados da década de 1950. Da mesma forma, ela comenta a importância da passagem da crise do Antropoceno para a crise do Capitaloceno, de maneira que a educação ambiental se transforma em um processo cada vez mais político.

Por fim, Layrargues abordou questões relacionadas ao modelo hegemônico da educação ambiental, assim como também da radicalização do anti-ecologismo. Em sua visão, é impossível dissociar a luta de classes do tema, ao ponto que o modelo majoritário implica em ações individuais, não abrangendo assim os outros dilemas da sociedade que devem ser enfrentados na esfera pública.

A mesa-redonda faz parte da programação da 73ª Reunião Anual da SBPC em parceria com a Universidade Federal de Juiz de Fora. O evento vai até o dia 24 de julho. Confirma toda a cobertura pelo hotsite e a programação completa pelo site oficial da 73ª RA da SBPC.