Vídeo reúne os seis episódios da primeira temporada da websérie idealizada por Roger Resende

A atração desta segunda-feira, dia 19, na programação da SBPC Cultural é Samba na Intimidade, de Roger Resende. O vídeo reúne os seis episódios da primeira temporada da websérie homônima idealizada pelo cantor, compositor e violonista mineiro para resgatar a história de vida e a obra de compositores de samba em Juiz de Fora com atuação destacada nas décadas de 1940 e 1950: dos pioneiros Alfredo Toschi e Djalma de Carvalho, ainda nos anos 1930, a João Cardoso, Ernani Ciuffo, Biné e Ministrinho. 

Ao longo do vídeo, o músico apresenta o contexto das produções artísticas desses autores e interpreta algumas de suas composições, enquanto percorre áreas históricas da cidade. O projeto de Roger Resende foi um dos contemplados pelo Prêmio Janelas Abertas da Pró-reitoria de Cultura/UFJF, idealizado em 2020 como forma de incentivo aos artistas e produtores culturais afetados pelas restrições impostas pelo combate à pandemia de Covid-19.

Músico com 38 anos de reconhecida atuação artística em Juiz de Fora, Roger Resende é considerado um dos responsáveis pela revitalização do samba na cidade, com uma carreira própria e iniciativas como o Ponto do Samba, projeto realizado desde 2012 com a proposta de dar visibilidade ao samba produzido na cidade.  Olhar para a música do passado e apresentá-la para novos públicos é uma das principais atuações profissionais de Roger Resende. 

Seu objetivo, com a realização da websérie Samba na Intimidade é aproximar o público da obra de compositores que são referência na história desse gênero musical em Juiz de Fora e que continuam a influenciar a produção de músicos atuais, como o próprio Resende. Segundo ele, conhecer a biografia desses artistas e compreender o contexto de sua produção musical é um primeiro passo para um contato com esses artistas e um reencontro com suas obras para quem já os conhece. 

A realização da websérie contou como fonte de pesquisa com o  livro O Samba de Juiz de Fora – Vinte Biografias, de autoria de Márcio Gomes, Daniel Defilippo e Luiz Felipe Gonçalves, lançado em 2016. 

As apresentações da SBPC Cultural acontecem diariamente, a partir das 21h30, pelo canal do YouTube da SBPC (@SBPCnet).