Investigar as causas e os impactos da influência religiosa no Estado brasileiro. Esse é um dos objetivos da mesa-redonda “A laicidade do Estado vista pelas Ciências Humanas e Sociais”, que ocorre nesta quarta-feira, 21, às 9h, como parte da programação da 73ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), realizada em parceria com a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A mesa será transmitida, ao vivo, pelo canal do Centro de Ciências da UFJF, no YouTube

O evento conta com a participação do professor do Departamento e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Religião do Instituto de Ciências Humanas (ICH) da UFJF, Emerson Sena. Ele estará ao lado dos pesquisadores Maria Lygia Quartim de Moraes, da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP); e Luiz Antônio Constant Rodrigues da Cunha, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A coordenação da mesa é de José Raimundo Maia Neto, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). 

Para Sena, discutir o tema amplia a consciência de que uma sociedade livre, aberta, plural, democrática, justa e equânime só pode ser mantida se o Estado e a República não possuírem em suas estruturas de poder e administração, nenhuma crença oficial. “Um Estado e República laicos, ou seja, neutros em termos de crenças oficiais, garantem o direito das minorias e a expressão religiosa das maiorias dentro da democracia”, pondera.

“É preciso distinguir o que é da Democracia, liberdade de crenças e subjetividade, e o que é da República, neutralidade e impessoalidade. Para promover direitos civis e direitos de minorias sociais ou religiosas no âmbito republicano, é importante não haver nenhum tipo de crença oficial do Estado e da República, seja o cristianismo ou o ateísmo,” acrescenta o pesquisador. 

Crescimento da influência religiosa no Estado

O estudioso argumenta que, apesar de sermos uma República e um Estado formalmente laicos, assistimos ao crescimento da influência religiosa cristã reacionária e conservadora – em especial a de grupos evangélicos e católicos. “A atuação desses conglomerados de poder dentro do aparato estatal tem restringido, na prática, direitos como o acesso ao aborto legal e enfraquecido valores republicanos de neutralidade de crenças, impessoalidade, justiça, igualdade e equanimidade de direitos”, considera Sena.

Há muitos problemas gerados por esse estado de coisas, segundo o especialista. Sena exemplifica, mencionando a intolerância e o racismo religioso sobre as religiões de matriz africana, religiosidades indígenas e grupos muçulmanos. Os ataques chegam a depredação de locais de culto, agressão física, ameaças e violência simbólica.

“A totalidade das denúncias contra intolerância religiosa nos últimos anos aponta as religiões de matriz africana (Umbanda/Candomblé) como as principais vítimas: mais de 50%”. 

O pesquisador chama atenção ainda para outro fato importante. “Apesar desse quadro de enfraquecimento da laicidade, há grupos e coletivos minoritários dentro da religião hegemônica (cristã), destoantes da ideologia conservadora-reacionária e que atuam, dentro da democracia, em defesa da laicidade republicana e da ampliação de direitos sociais/civis, como as católicas pelo direito de decidir, os evangélicos pelo estado de direito e os espíritas à esquerda.”

Pandemia e extremismo religioso

Para o pesquisador, a importância de se estudar os excessos do poder religioso, quando acoplado ao político e econômico, sem fiscalização, transparência ou controle públicos na democracia parlamentar representativa, tornou-se evidente com a pandemia de Covid-19 e o negacionismo científico seletivo enfrentado pela sociedade, somado à diminuição das verbas públicas destinadas à Ciência. 

“A mistura entre interesse religioso ideológico de extrema-direita que nega, mas seleciona o que negar e como negar, e a corrupção venal de dinheiro público a partir da ‘briga de gangues’ – expressão usado pela senadora Simone Tebet (MDB) na CPI – produz a destruição da laicidade e o decaimento dos valores e liberdades de justiça e igualdade social. Promoveram-se, sem base científica respeitável, remédios ineficazes. Surgem panaceias, como os ‘feijões mágicos’ vendidos por um líder evangélico de poderosa igreja. Rendimentos de empresas farmacêuticas apoiadoras do governo anarcocapitalista/populista de extrema-direita aumentam tremendamente. Por fim, na tentativa de compra de algumas vacinas, abriu-se espaços para atuação não-republicana de intermediadores ou atravessadores com filiação religiosa e militar. Milhares de vidas foram destruídas, famílias dizimadas e destroçadas, milhares levarão sequelas graves pela vida inteira. O resultado da fragilização dos valores republicanos laicos é esse”, finaliza Sena.

Critt discute inovação e ecossistemas de empreendedorismo

Também nesta quarta-feira, 21, às 9h, ocorre a mesa-redonda “Inovação e Ecossistemas de Empreendedorismo” sob a coordenação da gerente de Planejamento e Gestão e de Comunicação e Marketing do Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt), Débora Marques. O evento ocorre on-line no Youtube do Critt.

A mesa conta com a presença do pesquisador do Insper Instituto de Ensino e Pesquisa, Marcelo Nakagawa, da professora do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi), Rita Pinheiro-Machado, e do Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Gesil Amarante.

Débora Marques destaca os principais pontos a serem abordados no evento. “Trata-se de uma mesa muito relevante para a discussão sobre Inovação no contexto brasileiro, já que teremos a presença do escritório de patentes nacional e de um dos profissionais mais destacados de inovação empresarial no Brasil. Também, discutiremos a legislação nacional sobre o tema e como ela ajuda as empresas que querem inovar.”

Programação

As mesas compõem a programação científica da 73ª Reunião Anual da SBPC desta quarta-feira, 21, que dispõe ainda de outras mesas-redondas, painéis, conferências, uma sessão especial e um bate-papo. 

O evento conta também com programação Jovem e Família, além de eventos culturais ao longo de sua duração. Toda a programação e a cobertura dos eventos estão reunidas no hotsite da 73ª Reunião Anual da SBPC.

Quarta-feira, 21/07

Mesa-Redonda: O BRASIL E AS PANDEMIAS: A EXPERIÊNCIA DA GRIPE ESPANHOLA
Quarta-feira, 21/7/2021 – das 9h às 11h
Canal no Youtube: https://youtu.be/O6nd8AkYCWo 
Coordenadora: Christiane Cruz (IFBA)
Palestrantes: Heloísa Murgel Styarling (UFMG), Gisele Porto Sanglard (FIOCRUZ) e Liane Bertucci (UFPR) 

Mesa-Redonda: A LAICIDADE DO ESTADO VISTA PELAS CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
Quarta-feira, 21/7/2021 – das 9h às 11h00
Canal no Youtube: https://youtu.be/kblyI4_XavM
Coordenador: José Raimundo Maia Neto (UFMG)
Palestrantes: Maria Lygia Quartim de Moraes (UNICAMP), Luiz Antonio Constant Rodrigues da Cunha (UFRJ) e Emerson José Sena da Silveira (UFJF) 

Painel: A SAÚDE DAS CRIANÇAS
Quarta-feira, 21/7/2021 – das 9h às 11h
Canal no Youtube: https://youtu.be/eW_mSeSnOtU
Coordenador: Guilherme de Rosso Manços (Complexo Pequeno Príncipe)
Palestrantes: Victor Horácio de Souza Costa Júnior (Complexo Pequeno Príncipe), Luciana Rodrigues Silva (SBP), Mariana Luz (FMCSV) e Naercio Aquino Menezes Filho (INSPER) 

Painel: POPULAÇÕES TRADICIONAIS NA PANDEMIA COVID-19: GESTÃO TERRITORIAL E SOBERANIA DE DADOS
Quarta-feira, 21/7/2021 – das 9h às 11h
Canal no Youtube: https://youtu.be/o7At8e5SoxA
Coordenador: Marden Barbosa de Campos (UFMG)
Palestrantes: Ana Lucia de Moura Pontes (FIOCRUZ), Solange Maria Gayoso da Costa (UFPA), Célia Nunes Correa – Célia Xakriabá (UFMG) e Eliel Benites Kaiowá (UFGD) 

Mesa-Redonda: INOVAÇÃO E ECOSSISTEMAS DE EMPREENDEDORISMO (SBPC Inovação)
Quarta-feira, 21/7/2021 – das 9h às 11
Canal no Youtube: https://youtu.be/YsWO06RqBC0
Coordenadora: Débora Marques (UFJF) Palestrantes: Marcelo Nakagawa (INSPER), Rita Pinheiro-Machado (INPI) e Gesil Amarante (UESC) 

Conferência: ESTUDOS DE BIODISTRIBUIÇÃO DE FÁRMACOS, PEPTÍDEOS E NANOESTRUTURAS EMPREGANDO RADIOTRAÇADORES E TÉCNICAS DE BIOLUMINESCÊNCIA/FLUORESCÊNCIA (SBBN)
Quarta-feira, 21/7/2021 – das 12h às 13h
Canal no Youtube: https://youtu.be/ReyqkdlrN70
Conferencista: Valbert Nascimento Cardoso (UFMG)
Apresentador: Marcelo Henrique Mamede Lewer (UFMG) 

Conferência: O CAMINHO PARA O DESENVOLVIMENTO DE UMA VACINA PARA COVID-19: SUCESSOS E PERCALÇOS ENCONTRADOS PELA EQUIPE DO CTVACINAS (SBG)
Quarta-feira, 21/7/2021 – das 13h às 14h
Canal no Youtube: https://youtu.be/xr5rcJdguas
Conferencista: Santuza Maria Ribeiro Teixeira (UFMG)
Apresentador: Glória Regina Franco (UFMG) 

Mesa-Redonda: EDUCAÇÃO EM GEOCIÊNCIAS, GEOPARQUES E GEOÉTICA (SBG-Geologia)
Quarta-feira, 21/7/2021 – das 13h às 15h
Canal no Youtube: https://youtu.be/_vFySU7XbJ4
Coordenador: Kátia Leite Mansur (UFRJ)
Palestrantes: Rosely Aparecida Liguori Imbernon (USP), Paulo de Tarso Amorim Castro (UFOP) e Marcos Antônio Leite Nascimento (UFRN)

Conferência: RECUPERAÇÃO ECONÔMICA, MEIO AMBIENTE E COVID-19: PROSPECTOS PARA O BRASIL E O MUNDO (ECOECO)
Quarta-feira, 21/7/2021 – das 14h às 15h
Canal no Youtube: http://www.youtube.com/ecoeco
Conferencista: Carlos Eduardo Frickmann Young (UFRJ) Apresentadora: Cecília Lustosa (UFAL)

Mesa-Redonda: A RESPOSTA IMUNE DURANTE A COVID-19 (SBI – Imunologia)
Quarta-feira, 21/7/2021 – das 14h às 16h
Canal no Youtube: https://bit.ly/2GNBn8Z
Coordenador: Dario S Zamboni (USP/RP)
Palestrantes: Patricia Bozza (FIOCRUZ), Pedro Manoel Mendes de Moraes Vieira (UNICAMP) e Larissa Dias da Cunha (USP/RP) 

Mesa-Redonda: 5G E A SUA IMPLEMENTAÇÃO NO BRASIL (SBMO, SBMag, SBrT)
Quarta-feira, 21/7/2021 – das 14h às 16h
Canal no Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=7-SMGdl9sFo
Coordenador: Arismar Cerqueira Sodre Junior (INATEL)
Palestrantes: Leopoldo Rideki Yoshioka (USP), Aldebaro Klautau (UFPA) e Paulo Sergio Ramirez Diniz (UFRJ)

Mesa-Redonda: JORNALISMO E CONHECIMENTO NO CONTEXTO DO CAPITALISMO PANDÊMICO: NOVAS DINÂMICAS, VELHOS CONFLITOS (SBPJor)
Quarta-feira, 21/7/2021 – das 14h às 16h
Canal no Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCVb_ObdDSIsS64E0h
Coordenador: Marcos Paulo da Silva (UFMS)
Palestrantes: Eduardo Barreto Vianna Meditsch (UnB), Felipe Simão Pontes (UEPG) e Rafael Bellan Rodrigues de Souza (UFES)

Mesa-Redonda: BRASIL: BALANÇO DOS ANOS DE NEOLIBERALISMO (AGB)
Quarta-feira, 21/7/2021 – das 14h às 16h
Canal no Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCJZLwwQx8MCUJbQg5
Coordenador: Marcos Antônio Campos Couto (UERJ)
Palestrantes: Alexandrina Luz Conceição (UFS), Manoel Fernandes de Sousa Neto (USP) e Antonio Thomaz Júnior (UNESP)

Mesa-Redonda: AS ESCOLAS E A COVID-19: ENTRE O “NOVO NORMAL” E AS VELHAS DESIGUALDADES (ABA)
Quarta-feira, 21/7/2021 – das 14h às 16h
Canal no Youtube: https://youtu.be/qg6IMC0FOPw
Coordenador: Guillermo Vega Sanabria (UFBA)
Palestrantes: Maria Elisa Máximo (Faculdade Ielusc), Carla Ramos Munzanzu (UFOPA) e Silvio Salej Higgins (UFMG)

Mesa-Redonda: LINGUAGEM E POLÍTICAS PÚBLICAS: MÚTUAS IMPLICAÇÕES (ABRALIN)
}Quarta-feira, 21/7/2021 – das 14h às 16h
Canal no Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=ooLPMER_1o0
Coordenadora: Fátima Cristina da Costa Pessoa (UFPA)
Palestrantes: Cristine Gorski Severo (UFSC), Ricardo Nascimento Abreu (UFS) e Leandro Rodrigues Alves Diniz (UFMG)

Mesa-Redonda: FORMAÇÃO INTERDISCIPLINAR E TECNOPOLÍTICA NO CAMPO DE PÚBLICAS: DESAFIOS E PERSPECTIVAS (ANEPCP)
Quarta-feira, 21/7/2021 – das 14h às 16h
Canal no Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=r0VFW0HriUs
Coordenador: Edgilson Tavares de Araújo (UFBA)
Palestrantes: Leonardo Secchi (UDESC), Alketa Peci (FGV/RJ) e Jeová Torres Silva Júnior (UFC)

Sessão Especial: CERIMÔNIA DE ANÚNCIO DOS VENCEDORES DO PRÊMIO DE FOTOGRAFIA – CIÊNCIA & ARTE DO CNPQ
Quarta-feira, 21/7/2021 – das 14h às 15h
Canal no Youtube: https://youtu.be/hiGtweFQwgs
Coordenador: Evaldo Ferreira Vilela (CNPq) e Maria Zaíra Turchi (CNPq)

Conferência: ESTRATÉGIAS DE ENSINO DE BIOLOGIA CELULAR: MICROSCOPIA REMOTA E UM CURSO DENTRO DE UM APLICATIVO (SBBC)
Quarta-feira, 21/7/2021 – das 15h às 16h
Canal no Youtube: https://www.youtube.com/channel/UC7_-9aQRzLpw-14jX
Conferencista: Eduardo Galembeck (UNICAMP)
Apresentadora: Giselle Zenker Justo (UNIFESP) 

Conferência: PSICOLOGIA SOCIAL COMO PRÁXIS: TEORIAS E MÉTODOS ORIENTADOS PARA A TRANSFORMAÇÃO SOCIETÁRIA (ABRAPSO)
Quarta-feira, 21/7/2021 – das 15h às 16h
Canal no Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCqp9heuag9Scz_nBy
Conferencista: Deivis Perez (UNESP)
Apresentador: Regis de Toledo Souza (UNITAU)

Conferência: ENERGIA DE BIOMASSA DE MADEIRA: PROBLEMA OU SOLUÇÃO?
Quarta-feira, 21/7/2021 – das 16h30 às 17h30
Canal no Youtube: https://youtu.be/pugV2DI7_z8
Conferencista: Javier Farago Escobar (Harvard)
Apresentador: Guilherme de Rosso Manços (Complexo Pequeno Príncipe)

Conferência: CENTENÁRIO DA SEMANA DE ARTE MODERNA
Quarta-feira, 21/7/2021 – das 16h30 às 17h30
Canal no Youtube: https://youtu.be/42J3YKbUxH8
Conferencista: Elza Ajzenberg (USP)
Apresentador: Paulo Eduardo Artaxo Netto (USP)

Conferência: O DESMANTELAMENTO DAS POLÍTICAS AMBIENTAIS NO BRASIL EM CENÁRIOS DE PANDEMIA DA COVID 19 (GTMA (SBPC))
Quarta-feira, 21/7/2021 – das 16h30 às 17h30
Canal no Youtube: https://youtu.be/T1Al9x21dls
Conferencista: Bráulio Ferreira de Souza Dias (UnB)
Apresentadora: Luciana Gomes Barbosa (UFPB) 

Bate-papo: ANÁLISE DE DOCUMENTOS DO GOVERNO FEDERAL SOBRE A PANDEMIA
Quarta-feira, 21/7/2021 – das 20h às 21h
Canal no Youtube: https://youtu.be/m2HZvvOhzzE
Palestrante: Deisy Ventura (USP)
Comentarista: Claudia Linhares Sales (SBPC/UFC)