O Programa de Educação Tutorial (PET) do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) conquistou o primeiro lugar e recebeu menção honrosa no XXI Encontro Regional dos Grupos PET 2021 (Sudeste PET). O evento, que aconteceu virtualmente no final de maio e início de junho, foi organizado pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp). Intitulada “Habilidades comunicativas na escola: capacitação docente”, a iniciativa buscou sensibilizar professores de ensino fundamental e médio quanto a importância da comunicação no ambiente de trabalho. 

“A experiência de orientar esse projeto dentro do nosso PET Psicologia foi feliz e produtiva”, ressalta a professora do Departamento e tutora Marisa Cosenza Rodrigues. “A minha área de pesquisa é a Psicologia Escolar, então trago esse tipo de proposta para dentro do PET também. Foi um trabalho bastante construtivo, pois desenvolver habilidades e competências na ótica das habilidades comunicativas do professor é algo que vai de encontro a proposta de melhorar as relações interpessoais no contexto da sala de aula, além do ensino e da aprendizagem.”

Visibilidade

A tutora pontua que o Sudeste PET é um evento com grande visibilidade dentre os organizados pelos PETs e que mobiliza muito os integrantes do programa. “Receber a premiação realmente nos deixou muito lisonjeados, sobretudo porque sei o quanto o nosso PET Psicologia trabalha de maneira comprometida, dedicada e árdua para realizar a proposta do programa.”

A escolha do tema se deu a partir da percepção da graduanda do nono ano de Psicologia, Ailana Garcia Meira Costa, sobre a saúde emocional dos docentes. A aluna conta que teve a ideia a partir da observação da rotina de trabalho e dos relatos que sua mãe, professora de ensino médio e fundamental, abordava sobre a grande carga de estresse causado pelo trabalho. 

Ailana aponta, ainda, a própria experiência no PET Psicologia, pois participa de projetos realizados também com professores de várias instituições de Juiz de Fora. “Em um dos projetos, algumas professoras dialogaram bastante com a equipe do PET, expressando a demanda de uma iniciativa que pudesse trabalhar as relações interpessoais e a comunicação entre os docentes. Eu refleti sobre isso e, com a percepção que eu tinha através da minha mãe, tanto quanto a demanda que os docentes trouxeram, recorri à literatura científica da área.” 

Estresse ocupacional

A graduanda afirma que suas pesquisas apontaram os professores como uma das classes de profissionais que mais apresentam risco de desenvolver estresse ocupacional. Também pontuaram a relação do estresse com ambientes de trabalho onde a comunicação é negativa. Com base nessas pesquisas, os integrantes do PET Psicologia elaboraram a ideia do projeto, tendo como objetivo sensibilizar docentes de ensino fundamental e médio quanto à importância de uma boa comunicação, tanto para a relação entre os professores quanto para a relação professor/aluno. 

Foram elaborados três encontros com docentes da Escola Estadual Américo Lopes para a execução do projeto. Embasados na literatura científica e na consistência teórico-prática, o grupo visou oferecer aos docentes um conteúdo de qualidade transmitido de uma forma que fosse interessante e fizesse sentido para a prática pedagógica dos participantes. 

Para Ailana, a experiência da tutora Marisa Cosenza Rodrigues na área da psicologia escolar contribuiu muito para a qualidade do trabalho. “O resultado disso foi que durante os três encontros os professores se mostraram muito engajados com o conteúdo que trouxemos. Ao final do projeto todos elogiaram muito e, inclusive, alguns pediram que o nosso PET realizasse mais projetos na escola.”

Em todos os projetos promovidos pelo PET Psicologia são aplicados questionários aos participantes, no início e ao final da intervenção, com o propósito de entender como foi a experiência da iniciativa. Observando as respostas dos questionários do projeto “Habilidades Comunicativas na Escola: Capacitação Docente”, o grupo constatou que  todos os professores consideraram o projeto válido em indicar caminhos para se pensar a aplicação das habilidades comunicativas no contexto escolar. “Esse feedback foi extremamente gratificante para toda a equipe, e a premiação do Sudeste PET veio para coroar o nosso trabalho.”

“Receber a premiação realmente nos deixou muito lisonjeados, sobretudo, porque sei o quanto o nosso PET Psicologia trabalha de maneira comprometida, dedicada, e árdua para realizar a proposta do programa”, finaliza Marisa Cosenza Rodrigues.

O projeto foi elaborado pelos integrantes do PET Psicologia, Ailana Garcia Meira Costa; Marina Bitencourt Costa; Allison Luiz Silva de Menezes; Amanda Guimarães Lutz; Geovana Turchetti Ferreira; Ian Peratelli de Oliveira; Mayara Oliveira Bastos; Pedro Augusto Geraldes Silva; orientado pela professora e tutora do programa, Marisa Cosenza Rodrigues.

Sudeste PET

Realizado anualmente, o Encontro da Região Sudeste dos Grupos PET (Sudeste PET) reúne integrantes dos grupos PET de toda região Sudeste. O evento promove o espaço para discussões acerca do Programa de Educação Tutorial (PET), permitindo a interação dos diversos grupos e o compartilhamento das atividades desenvolvidas ou deliberadas no Encontro Nacional dos Grupos PET (Enapet).

PET

O Programa de Educação Tutorial (PET) é uma proposta do Ministério da Educação (MEC) que reúne grupo de estudantes sob a tutoria de um docente com o intuito de desenvolver atividades pautadas pela indissociabilidade entre pesquisa, ensino e extensão. O grupo procura desenvolver atividades que busquem a melhoria do ensino superior e atividades voltadas para a comunidade. Entre seus objetivos estão formular estratégias de desenvolvimento e modernização do ensino superior do país e contribuir para uma formação acadêmica de qualidade, de profissionais éticos, críticos e atuantes, orientados pela cidadania e pelo compromisso com a função social de sua profissão.

Outras informações: Programa de Educação Tutorial da Psicologia – UFJF