Publicações já estão disponíveis e podem ser acessadas gratuitamente

Estudantes de graduação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) produziram nove revistas digitais sobre o continente africano a partir de  perspectivas diversas.  O material, elaborado no curso de História da África, ministrado pela professora Fernanda do Nascimento Thomaz, pretende contribuir para o ensino da história e cultura afro-brasileira na rede básica.

Imaginário, tradição, oralidade, literatura, historiografia, política, colonialismo e racismo são algumas das temáticas abordadas nas edições. Conforme Fernanda, os alunos e alunas conseguiram transformar os aprendizados da disciplina “em um conteúdo rico, abrangente e confiável sobre a África e sua história”.

As nove revistas já estão disponíveis e podem ser acessadas gratuitamente:

Revista África – Revista Tradição Viva – Revista Nala – Revista Mapeia – Revista Quintilha Narrativa – Revista África é História – Revista Afrikas – Revista Dieli – Revista Odinala

“Nossos alunos serão futuros professores”

Fernanda, que é doutora em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e docente efetiva da UFJF desde 2012, ressalta que a sua proposta é fomentar nos graduandos reflexões sobre como aplicar os conteúdos teóricos aprendidos na Universidade nas atividades da rede básica de ensino.

“Nossos alunos serão futuros professores. A partir da disciplina de História da África, pensamos em materiais didáticos. Já tem uns anos que fazemos assim, o que resulta numa diversidade de materiais, como vídeos, podcasts, sites, blogs, jogos, livros. Tem dado muito certo, conseguimos de modo descontraído tornar prático um conhecimento teórico, o que favorece a disseminação dos conteúdos.”

A docente acrescenta que a iniciativa também colabora para o cumprimento da Lei 10.639/03, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática História e Cultura Afro-Brasileira.

“A minha disciplina, que é História da África, já é fruto da [Lei] 10.639.  E também contribui para renovar e dinamizar a aplicação desta mesma lei. Estamos formando esses jovens constantemente, todo semestre. São poucos os materiais didáticos sobre História da África disponíveis, especialmente, na internet. Essa produção cuidadosa desses conteúdos na UFJF tem sido então muito importante.”

Outras perspectivas

Para o estudante do Bacharelado Interdisciplinar em Ciências Humanas da UFJF, Pedro Morais Custódio, 20 anos, cursar a disciplina de História da África foi uma possibilidade de ampliar conhecimentos e perspectivas.

“Por muitos séculos a cultura africana foi reduzida a uma simplória análise de pensadores europeus, que nem sequer tiveram a oportunidade de visitar aquele continente. Portanto, nas revistas que produzimos, o intuito foi contar os aspectos políticos, sociais e econômicos do continente africano pela  visão dos povos africanos. Assim como eu, muitos alunos nunca haviam tido contato com quaisquer tipos de literatura de autores africanos.”

Custódio, que foi um dos responsáveis pela diagramação das revistas,  destaca também o empenho da turma em elaborar conteúdos atraentes,  interessantes e acessíveis para os mais diversos públicos.

“Buscamos criar um layout mais orgânico, tanto na construção do design quanto na abordagem em que o tema central da revista é apresentado. Me interesso bastante por diagramação e, quando surgiu a oportunidade de criar a capa, o índice e ajudar na execução do capítulo de Historiografia, não pude deixar passar. A organização das imagens com o texto é parte essencial para o entendimento e para uma imersão mais completa do conteúdo. É uma grande honra ter participado e poder falar desta iniciativa”, conclui o discente.

Saiba mais: Afrikas

Outras informações: imprensa@comunicacao.ufjf.br