Entre os dias 28 de abril e 1º de maio, o campus da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) foi um dos espaços que reforçou o Plano Municipal de Vacinação contra a Covid-19 no município. A equipe multiprofissional da UFJF vacinou 2.581 pessoas, entre idosos com mais de 60 anos e também profissionais de saúde que precisavam da segunda dose. A ação é realizada em parceria com a Secretaria de Saúde (SS) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF).

Segundo o balanço realizado pela equipe multiprofissional da UFJF e pela SS, apenas no primeiro dia da ação, 904 cidadãos foram vacinados. Já na quinta-feira, 29, com a extensão da campanha de vacinação para pessoas com mais de 60 anos, 1.021 pessoas foram imunizadas. Nos outros dois dias, outros 656 indivíduos receberam alguma das doses dos imunizantes.

O coordenador da iniciativa na UFJF, Thiago César do Nascimento, conta que foram quatro dias intensos de vacinação. “Mobilizamos uma equipe de docentes, discentes, Técnico-administrativos em Educação (TAEs), terceirizados e vigilância para atender a demanda, mantendo toda estrutura instalada no estacionamento da Faculdade de Educação (Faced) em funcionamento.”

Além disso, afirma que, de maneira geral, o processo de vacinação foi muito rápido. “No total foram vacinadas 2.581 pessoas entre idosos com mais de 60 anos e também alguns profissionais de saúde que necessitavam da segunda dose. Estratificando foram administradas 1.531 primeiras doses e 1.050 segundas doses. Observamos que sexta e sábado houve uma menor procura da população pelo drive-thru contrastado com as informações que tínhamos das outras unidades que estavam com bastante demanda”, finaliza Nascimento.

Outras informações sobre o calendário de vacinação dos próximos dias, assim como, os locais de aplicação dos imunizantes, podem ser acompanhadas no site da PJF.

Ação conjunta

A ação é fruto da colaboração estabelecida entre a Universidade e a Prefeitura. Na UFJF, a campanha, integrada à Pró-reitoria de Extensão (Proex), é denominada “Juntos contra a Covid-19”. A equipe de Enfermagem para aplicação das doses é composta por mais de 30 integrantes, entre eles professores, estagiários do curso de Enfermagem que já atuam nas UBS, técnico-administrativos em educação (TAEs) em Enfermagem da UFJF e do Hospital Universitário (HU/Ebserh), e residentes em Enfermagem. A equipe conta, ainda, com a colaboração de professores da Faculdade de Fisioterapia e Odontologia da UFJF e com profissionais terceirizados da Instituição. A iniciativa será acompanhada pela Polícia Militar (PM) e pela Guarda Municipal.

Acompanhe a UFJF nas redes sociais

Facebook: UFJFoficial

Instagram: @ufjf

Twitter: @ufjf_

Youtube: TVUFJF