*Atualizada em 30 de abril de 2021, às 12h12

A Prefeitura Municipal de Juiz de Fora, alterou, nesta sexta-feira, dia 30, o horário do funcionamento da Campanha de Vacinação no Drive-thru da UFJF deste sábado, 1º de maio. A iniciativa, antes prevista para ser realizada de 9h às 16h, acontecerá entre 9h e 12h.

Idosos com mais de 60 anos poderão ser vacinados no campus da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) entre os dias 28 de abril e 1º de maio. Na quarta-feira, 28, o público-alvo será os cidadãos com mais de 61 anos que ainda não receberam a primeira dose do imunizante. Já nos demais dias, a campanha de vacinação será ampliada para pessoas com mais de 60 anos. Além desses grupos, também será aplicada a segunda dose da vacina para os idosos que já receberam a primeira.

A modalidade drive-thru – vacinação dentro dos automóveis – acontece das 9h às 16h, no estacionamento da Faculdade de Educação (Faced). A ação é uma parceria entre a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) e a UFJF. Apenas residentes no município podem participar da iniciativa.

De acordo com o coordenador do curso de Enfermagem, Thiago César Nascimento a estrutura montada no estacionamento da Faced, conta com três tendas e têm a capacidade de atender até 28 veículos, o que proporciona uma celeridade no processo de vacinação. “Além disso, mobilizamos cerca de 60 profissionais, entre eles docentes, técnico-administrativos em Educação (TAEs), estudantes, terceirizados e vigilância com o objetivo de dar tranquilidade no espaço onde ocorre a ação.”

Nascimento reforça que a participação da UFJF na campanha de vacinação contra a Covid-19 vem a se somar às diversas outras ações de enfrentamento à pandemia firmadas em convênio entre a Universidade e a Prefeitura de Juiz de Fora. “A UFJF atua de forma cooperativa no processo de vacinação, cuja gestão do cuidado à vacina fica sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Saúde. É importante ressaltar que o Plano Nacional de Imunização (PNI) sempre atendeu toda a necessidade de vacinação no Brasil, já foi reconhecido mundialmente e considerado um dos maiores programas de imunização. Neste sentido, diante desse compromisso de cooperação estabelecido, nossa equipe está preparada para contribuir para o processo de imunização do município com disposição, desprendimento, profissionalismo, transparência e, principalmente, imparcialidade.”

Procedimentos

O procedimento para a vacinação dos idosos com 60 anos ou mais é o mesmo realizado nos drive-thru anteriores. É necessário que seja feito o pré-cadastro, exclusivamente, no site da PJF e também é importante que o idoso ou acompanhante apresente o formulário para vacinação já preenchido e impresso, deixando em branco apenas o campo “Estabelecimento de Saúde”.

Os idosos devem apresentar, ainda, cópia da identidade com foto e o comprovante de residência. Caso o comprovante não esteja em nome do idoso, será necessária uma declaração por escrito do titular da residência, confirmando que a pessoa a ser imunizada reside no local. Em relação à vestimenta, para agilizar o ato de vacinação, é recomendável que todos compareçam com roupas que permitam a exposição do braço de forma facilitada.

Segunda dose

Para o recebimento da segunda dose, é obrigatório levar o cartão de vacinação entregue no dia do recebimento da primeira dose. O cartão é um documento que deve ser guardado pela população, pois contém as informações fundamentais sobre a vacina aplicada, a data da aplicação e quem foi o aplicador.

As pessoas que tomaram a vacina da Influenza nos últimos 14 dias devem aguardar o intervalo preconizado entre as duas antes de receberem a aplicação dos imunizantes contra a Covid-19.

Outras informações sobre o calendário de vacinação dos próximos dias, assim como, os locais de aplicação dos imunizantes, podem ser acompanhadas no site da PJF.

Mais de mil vacinados

No último sábado, 24, 1.098 pessoas foram imunizadas no campus universitário. Segundo o balanço realizado pela Prefeitura e pela UFJF, 342 idosos tomaram a primeira dose do imunizante. Em contrapartida, outros 756 cidadãos receberam a segunda dose da vacina. O número total de juiz-foranos vacinados pode ser conferido no vacinômetro da PJF.

Ação conjunta

A ação é fruto da colaboração estabelecida entre a Universidade e a Prefeitura. Na UFJF, a campanha, integrada à Pró-reitoria de Extensão (Proex), é denominada “Juntos contra a Covid-19”. A equipe de Enfermagem para aplicação das doses é composta por mais de 30 integrantes, entre eles professores, estagiários do curso de Enfermagem que já atuam nas UBS, técnico-administrativos em educação (TAEs) em Enfermagem da UFJF e do Hospital Universitário (HU/Ebserh), e residentes em Enfermagem. A equipe conta, ainda, com a colaboração de professores da Faculdade de Fisioterapia e Odontologia da UFJF. A iniciativa será acompanhada pela Polícia Militar (PM) e pela Guarda Municipal.

Acompanhe a UFJF nas redes sociais

Facebook: UFJFoficial

Instagram: @ufjf