Formado em Direito pela UFJF, em 1961, ex-professor chegou ao cargo de procurador-geral da Instituição (Foto: Arquivo pessoal)

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) comunica, com profundo pesar, o falecimento do professor aposentado da Faculdade de Direito, Joel Velloso, neste domingo, 28. A trajetória de Velloso na UFJF começou desde a graduação, quando em 1961 se formou em Direito. Como professor, entre os anos de 1973 e 1994, ministrou aulas de Direito Processual do Trabalho e, posteriormente, assumiu como procurador-geral da Instituição. 

O professor também foi procurador do município de Juiz de Fora, na administração Itamar Franco, atuou como advogado de sindicatos e, em razão de suas lutas, chegou a ser preso durante a ditadura militar. Trabalhou como revisor jornalístico e era poeta. Além disso, era um apaixonado por tango e por futebol, especialmente pelo Fluminense.

Segundo a diretora da Faculdade de Direito, Aline Araújo Passos, “o professor Joel era uma pessoa acessível e agradável. “Ele foi meu professor na minha graduação. Na faculdade, antes de se aposentar, exerceu papéis importantes, deu aulas durante muitos anos, e foi chefe de departamento. Ele era muito atuante. Lamentamos muito a perda, ainda mais no cenário em que estamos vivendo.”