O impacto positivo das ações desenvolvidas no campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV) chega à comunidade por diferentes vias: a promoção da qualidade de vida e a educação para o direcionamento de resíduos sólidos são algumas delas. Em três anos de atuação, a Comissão de Coleta Seletiva Solidária (CCSS) do campus GV tem desenvolvido campanhas de recolhimento de materiais, logística reversa e conscientização para o descarte correto de resíduos.

Conforme explica a presidente da CCSS, “a principal atividade é confeccionar artes educativas sobre logística reversa e reciclagem, além de campanhas de sensibilização e esclarecimento”. Ainda segundo a docente Fernanda Alcântara, ao mesmo tempo em que colabora na diminuição de resíduos, a Comissão atua pela conscientização para a reciclagem e triagem adequada nos domicílios e na própria Universidade, chamando atenção, também, para a existência de resíduos especiais que precisam ter a destinação correta.

Em sua análise sobre os três primeiros anos da CCSS, Fernanda destaca esforços na construção dos primeiros passos no campus GV: “Começamos do zero. O primeiro passo foi entender a situação da comunidade acadêmica; para isso, fizemos pesquisa e montamos um projeto piloto. Compramos conteiners e coletores de resíduos – rejeitos e recicláveis. Os coletores foram então distribuídos nas unidades de trabalho. Além disso, fizemos sensibilização junto aos servidores e comunidade acadêmica”, pontua.

Entre as campanhas de educação para o descarte correto e direcionamento de resíduos, destaca-se a conscientização da comunidade acerca da quarentena de resíduos – principalmente em tempos de pandemia. “Durante a quarentena, muitos de nós aprendemos a olhar para as embalagens e resíduos de um modo diferente, a partir do momento em que eles foram classificados também como possíveis elementos de disseminação da Covid-19”.

Nesse sentido, em novembro de 2020, a CCSS divulgou duas cartilhas: uma com informações  sobre procedimentos de armazenamento dos resíduos sólidos, para evitar que garis e catadores de materiais recicláveis fossem contaminados, e outra para orientar catadores e associações sobre cuidados fundamentais na garantia da saúde durante o trabalho.

Em parceria com o Programa de Extensão Ambiente-se, a Comissão desenvolve, também, campanhas de educação para descarte e recolhimento de óleo de cozinha, cápsulas de café, buchas usadas, materiais de escrita, além de reciclagem, compostagem e logística reversa. De acordo com a presidente da Comissão, todas as campanhas são pensadas a médio e longo prazo. “A ideia é chamar atenção para os vários tipos de resíduos e criar essa conscientização sobre o descarte correto de materiais”, comentou Fernanda.

A Comissão

A Comissão de Coleta Seletiva Solidária da UFJF-GV foi criada em 2018, em conformidade com o decreto 5.940, de outubro de 2006, que determina a criação de comissões, nas instituições públicas federais, que gerenciem adequadamente os resíduos sólidos produzidos em seus ambientes.

Atualmente, as atividades são realizadas em parceria com a Associação de Catadores de Material Reciclável Natureza Viva (Ascanavi) e a Associação Rio Limpo. O projeto conta com quatro integrantes: as docentes Fernanda Alcântara e Vanessa Cardoso Silva, além dos técnico-administrativos em educação Kassandro Burmann e Gabriela Almeida . “Precisamos expandir a comissão, ter mais integrantes. Essa renovação ajuda a trazer mais ideias para o grupo”.

Campanhas envolvem resíduos como óleo de cozinha e buchas usadas

Com o objetivo de diminuir o descarte incorreto do óleo de cozinha e ao mesmo tempo gerar renda a Comissão de Coleta Seletiva Solidária da UFJF-GV,  a CCSS promove campanha de arrecadação do material. O óleo faz parte de um grupo de resíduos especiais que não deve ser descartado junto com o lixo comum, muito menos deve ser jogado  no ralo da pia ou vaso sanitário, pois essa atitude pode contaminar as águas dos rios e o solo. Em parceria com o projeto de extensão “Associação Rio Limpo: Economia Solidária e Produção de Sabão Ecológico”, o óleo arrecadado pela CCSS será transformado em sabão ecológico.

Além do óleo de cozinha, a CCSS recolhe buchas de cozinha, que serão doadas e computadas no Programa nacional de reciclagem de esponjas de cozinha usadas. Através dessa campanha, as esponjas serão enviadas para a TerraCycle que, por meio do programa de logística reversa, converterá uma unidade de esponja em 2 pontos para cada time. Esses pontos equivalem a R$ 0,02, que, ao final, serão contabilizados e doados à Associação de Catadores Reciclando Hoje, Melhorando o Futuro (Ascarf). A cada 400.000 esponjas, o empreendimento indicado receberá 8 mil reais.

Materiais escolares também estão sendo recolhidos com o objetivo de contabilizar pontos e converter em dinheiro. Cada 12 gramas de instrumentos de escrita usados (lápis, lapiseiras, canetas, borrachas, apontadores, entre outros) equivalem a R$ 0,02. O montante será posteriormente direcionado a instituições filantrópicas.

Para saber mais sobre os endereços de coleta, o armazenamento e o direcionamento dos materiais que fazem parte das campanhas, acesse o site da Comissão de Coleta Seletiva Solidária.

Mais informações através do e-mail comissao.coletaseletiva.gv@ufjf.edu.br.