Fechar menu lateral

APRESENTAÇÃO

Logotipo da Comissão de Coleta Seletiva Solidária da Universidade Federal de Juiz de Fora, Campus Governador Valadares

A Comissão de Coleta Seletiva Solidária da UFJF-GV foi criada em 2018, atendendo ao Decreto Federal 5.940, de outubro de 2006, que determina a criação de comissões, nas instituições públicas federais, que gerenciem adequadamente os resíduos sólidos produzidos em seus ambientes.

A Comissão foi instituida pela Portaria 37 (abre em nova janela) e realizou 15 reuniões em 2018, com periodicidade quinzenal. O primeiro grupo foi composto pelas professoras Fernanda H. C. Alcântara e Marília Bandeira, e as técnicas administrativas Flávia Carvalho e Gabriela Almeida. Em 2019, através da Portaria 136 e da Portaria SEI 2001, a comissão recebeu dois novos integrantes, o técnico administrativo Kassandro Burmann e a professora Vanessa Cardoso Silva, para substituir professora Marília Martins Bandeira. E, em 2021, por meio da Portaria Sei 593, a técnica administrativa Jussara da Silva Xavier Silvano passou a integrar a CCSS.

Entre as ações da comissão, destaca-se a criação de um Projeto Piloto (abre em nova janela), construindo na expectativa de nortear os trabalhos relacionados à coleta de resíduos dentro do campus avançado. A partir do Projeto Piloto, a Comissão encaminhou questões relativas à identidade do trabalho de coleta seletiva no campus, junto ao setor de Comunicação, Cultura e Eventos, e também a aquisição de materiais e coletores para a universidade, junto ao setor de Compras.

Outro importante trabalho realizado pela Comissão foi o atendimento e direcionamento a grupos e projetos do campus avançado, que atuam com a coleta de diferentes resíduos, como os materiais provenientes dos laboratórios dos cursos ligados ao Instituto de Ciências da Vida.

Já em 2020, a CCSS publicou a 1ª Chamada Pública para destinação adequada dos resíduos por ela produzidos a uma associação ou cooperativa de catadores de material reciclável do município. Contudo, à época, não obtivemos nenhum candidato. Dada a pandemia de COVID-19 e o fato de as atividades presenciais no Campus de Governador Valadares estarem suspensas, a CCSS optou por aguardar para a publicação de novo edital de Chamamento Público.

Em 2021, a CCSS elaborou seu Regimento Interno, o qual foi aprovado e publicado pela Portaria SEI 594/2021, pela Direção Geral do Campus de Governador Valadares. Em decorrência, após 03 anos de trabalho, a CCSS lança seu primeiro edital para preenchimento das vagas previstas no Regimento Interno. O Edital 01/2021 já está disponível para consulta e pretende-se que as vagas sejam preenchidas em julho, sendo os novos membros empossados em agosto de 2021 para cumprirem o próximo mandato até agosto de 2024.