Por meio do sistema “drive thru”, 564 idosos com 90 anos ou mais foram imunizados com a segunda dose da vacina contra a Covid-19 no campus da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Segundo o balanço disponibilizado pela UFJF e pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), foram aplicadas 203 vacinas nesta terça-feira, 2.

Imunização pelo atendimento no sistema “drive thru” para esta fase se encerrou nesta terça, no campus, com 203 vacinas aplicadas (Foto: Alexandre Dornelas/UFJF)

De acordo com o coordenador da Faculdade de Enfermagem, Thiago César Nascimento, o balanço foi positivo ao alcançar mais de 550 idosos em apenas dois dias. “A campanha de vacinação representa uma ação significativa da UFJF no enfrentamento à pandemia, em cooperação com a Prefeitura. Na modalidade drive-thru, na Universidade, conseguimos aumentar a capacidade de vacinação em um mesmo local, o que é muito importante para imunizar o maior quantitativo de pessoas.”

Já para a gerente de Vigilância Epidemiológica e Ambiental da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Juiz de Fora, Karla Tepedino, o apoio da Universidade nas campanhas de vacinação tem sido fundamental em todas as fases da imunização, pois, além de atender as demandas do município, complementa a equipe da PJF e disponibiliza espaço para a atividade. “No drive thru, temos potencial para atender um volume muito maior de moradores em um único dia. Dessa forma, conseguimos abrir com chave de ouro a vacinação dos idosos acima de 90 anos e atender uma parcela considerável deles em dois dias, tanto para a primeira dose quanto para a segunda.”

Vale lembrar que, apesar do recebimento das duas doses do imunizante, os idosos devem continuar seguindo os protocolos de biossegurança, como, por exemplo, usar máscaras, evitar aglomerações, manter distanciamento social e dar sequência aos cuidados de higienização e de utilização do álcool em gel.  A medida deve ser feita, pois, segundo especialistas, é preciso 21 dias após a aplicação da segunda dose para que o corpo comece a produzir anticorpos suficientes para a imunidade contra o vírus.

Outros locais
Para os idosos que ainda não receberam a segunda dose da vacina, a campanha de imunização continua durante esta semana em sete unidades básicas de Saúde (UBSs) e no Departamento de Saúde do Idoso (DSI). O horário de funcionamento é sempre das 9h às 16h e os cidadãos devem apresentar apenas o Cartão de Vacinação e um documento com foto. Os endereços são:

DSI: Rua Batista de Oliveira, 943 – Granbery.
UBS Benfica: Rua Guararapes, 106.
UBS Nossa Senhora das Graças: Rua Queluz, 72.
UBS Nossa Senhora Aparecida: Rua Nossa Senhora Aparecida, 775.
UBS Vila Ideal: Avenida Francisco Valadares, 1.910.
UBS Santa Luzia: Rua Torreões, s/nº.
UBS São Pedro: Rua João Lourenço Kelmer, 1.433.
UBS Borboleta: Rua Tenente Paulo Maria Delage, 297.

Leia mais
361 idosos de 90 anos ou mais recebem segunda dose da vacina na UFJF
UFJF terá “drive thru” para aplicação da 2ª dose da vacina em idosos de 90 anos ou mais

Acompanhe a UFJF nas redes sociais
Facebook: UFJFoficial

Instagram: @ufjf

Twitter: @ufjf_

Youtube: TVUFJF