“O trabalhador negro no pós-escravidão” é o tema da live do Grupo de Pesquisas e Estudos em Africanidades, Imaginário e Educação (Anime) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) nessa terça-feira, dia 2, às 17h30, no YouTube. O evento gratuito e aberto ao público terá como convidado o professor da Universidade Federal do ABC, Ramatis Jacino.

O coordenador do Anime, professor da Faculdade de Educação e diretor de Ações Afirmativas da UFJF, Julvan Moreira de Oliveira, explica que os encontros virtuais do grupo têm por objetivo fomentar reflexões acerca das pesquisas da educação em interface com os estudos da filosofia africana e do imaginário africano, desenvolvidos em África e na Diáspora. “O  Anime também pretende fortalecer os direitos da população negra e as ações educativas no combate ao racismo e às discriminações”, enfatiza Oliveira.

Sobre o pesquisador convidado

Ramatis Jacino é doutor e mestre em História Econômica pela USP (Foto: arquivo pessoal)

Ramatis Jacino é doutor e mestre em História Econômica pela Universidade de São Paulo (USP). O docente pesquisa, especialmente, o período de transição do trabalho escravo para o trabalho livre no Brasil, como os ex-escravizados sobreviviam no novo modelo econômico e como aquela sociedade em construção se comportava em relação aos negros oriundos do cativeiro.

Natural de Porto Alegre, Jacino mudou-se para São Paulo aos 14 anos, trabalhando como servente de pedreiro, pintor de paredes, balconista, porteiro, datilógrafo, escriturário e tornou-se funcionário da prefeitura paulistana como gráfico. Militante do movimento sindical, foi um dos fundadores da Central Única dos Trabalhadores (CUT)  e do Partido dos Trabalhadores (PT).

Na Literatura, o professor ingressou em 1976, publicando “Incógnita”. Entre suas obras, estão: “Fogo no Cata-Louco”, de 1982; “O Justiceiro”, de 1992; “As pulgas e outros contos de horror”, de 1997. Nos “Cadernos Negros”, publicou nos volumes 4, 6, 8, 18 e nos Melhores Contos.

Jacino também publicou estudos sobre a cultura afro-brasileira, sobre o movimento sindical e a participação política dos trabalhadores, destacando-se “O branqueamento no trabalho”, de 2008, e “ÌMÓ: panorama do pensamento negro brasileiro”, de 2009.

Saiba mais:

Grupo de pesquisa realiza série de lives sobre africanidades e imaginário

Siga o Anime nas redes sociais:

Instagram – Facebook – YouTube

Outras informações: imprensa@comunicacao.ufjf.br