O Grupo de Pesquisas e Estudos em Africanidades, Imaginário e Educação (Anime) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) vai realizar uma série de encontros virtuais temáticos neste primeiro semestre de 2021. As atividades serão semanais, sempre às terças-feiras, das 17h30 às 19h, nas redes sociais do Anime, com convidados pesquisadores de diversas universidades do Brasil e do continente africano.

Na próxima terça-feira, dia 23, a convidada é a professora da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Lúcia Maria Vaz Peres, que falará sobre “Imaginário e Educação: a formação do humano”. Peres é pós-doutora pela Universidade do Minho (Portugal), doutora e mestra em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Confira a programação completa dos encontros virtuais do Anime.

O coordenador do Anime, professor da Faculdade de Educação e diretor de Ações Afirmativas da UFJF, Julvan Moreira de Oliveira, explica que as lives terão como tema africanidades e imaginário. Os eventos virtuais serão abertos ao público em geral, não sendo necessária inscrição prévia. Para certificação, os participantes deverão preencher formulário eletrônico durante as atividades.

“Por africanidades, nós compreendemos as raízes da cultura brasileira que tem origem africana, são os modos de ser e viver, de organizar as lutas, ou seja, são as marcas da cultura africana que, independente da origem étnica, fazem parte do dia a dia de cada brasileiro e brasileira. A africanidade não é uma concepção intelectual, mas o conjunto dos traços culturais comuns às diversas culturas e etnias africanas”, destaca Oliveira.

Julvan Oliveira acrescenta que – por meio das reflexões e pesquisas da educação em interface com os estudos da filosofia africana e do imaginário africano, desenvolvidos em África e na Diáspora – o Anime pretende “fortalecer os direitos da população negra e as ações educativas no combate ao racismo e às discriminações, compreendendo as africanidades presentes na cultura brasileira”, conclui.

Siga o Anime nas redes sociais:

Instagram – Facebook – YouTube

Outras informações: imprensa@comunicacao.ufjf.br