Provas aconteceram com número reduzido de candidatos por sala (Foto: Alexandre Dornelas)

Depois deste domingo, o sonho de ingressar na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) ficou mais próximo para os candidatos que concluíram as provas do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism). Realizado em cinco cidades, o módulo III do Pism reuniu 6.298 estudantes durante o final de semana. Inicialmente previsto para dezembro, o processo seletivo foi adiado e teve a aplicação das provas separadas por módulo.

Ana Julia Bras tem o sonho de estudar Psicologia (Foto: Alexandre Dornelas)

As provas transcorreram com tranquilidade, sem ocorrências graves e de acordo com os protocolos de biossegurança estabelecidos pelo Comitê de Monitoramento e Orientação de Condutas sobre Coronavírus da UFJF. Entre eles, a obrigatoriedade do uso de máscaras, o uso de álcool gel na entrada das salas e o distanciamento entre as carteiras.

A previsão é de que os gabaritos sejam divulgados ainda neste domingo, após as 19h, pelo site da Copese. As notas serão publicadas no dia 7 de abril e o resultado final, após possíveis recursos, no dia 15 do mesmo mês.

Veja aqui os gabaritos das provas objetivas e as referências para correção das provas discursivas do primeiro dia e do segundo dia.

Otimismo para a entrada na Universidade

Leonardo é de Tabuleiro e está tentando uma vaga no curso de História (Foto: Alexandre Dornelas)

Ana Júlia Braz e Leonardo Oliveira fizeram as provas nas instalações do Colégio de Aplicação João XXIII, em Juiz de Fora. Ela, que é natural de Passos, no Sul de Minas, quer fazer Psicologia, por influência de um profissional da área. “É um sonho de muitos anos e eu comecei a me interessar quando conversei com o psicólogo pela primeira vez, no colégio, e vi que aquilo era o que eu realmente queria fazer. Me interessei muito pela Universidade, por ser uma faculdade Federal e referência regional.”

Leonardo, por sua vez, está confiante para ingressar no curso de História. O jovem, que veio de Tabuleiro (MG), pretende seguir a carreira militar. “Apesar de, atualmente, estar concorrendo a uma vaga para História, tenho outros objetivos, como a carreira militar. Escolhi a UFJF porque sempre ouvi falar muito bem da Universidade, entre minha família e amigos. Ontem, achei bem tranquila a prova, apesar de um pouco cansativa; espero repetir o sucesso hoje”, conta.

Maria Eduarda vê no Direito a chance de lutar por justiça social (Foto: Alexandre Dornelas)

Já a Maria Eduarda Pereira, de Juiz de Fora, e o Fernando Couto, de Bicas, fizeram as provas na Faculdade de Educação (Faced), no campus universitário. Ambos querem cursar Direito. Ela, pelo desejo de promover justiça social; ele, pelo sonho de seguir a carreira do pai. “O Direito sempre foi minha primeira opção, porque sempre quis fazer o certo pelas pessoas, defendê-las. A UFJF é uma ótima universidade e também é perto da minha casa, o que ajuda muito”, argumenta a jovem. Fernando completa: “Sou filho de policial militar, então o meu sonho é fazer Direito para entrar na Polícia, ou até mesmo virar delegado”. 

Ausentes

De acordo com a Coordenação Geral de Processos Seletivos (Copese), assim como no primeiro dia, cerca de 80% dos candidatos inscritos compareceram aos locais de prova no último dia do Módulo III do Pism. Os números apontam que, dos 8.014 estudantes que se inscreveram, 1.716 não foram fazer as provas no domingo – o que representa um leve aumento (21,46%), se comparado com os 1.686 ausentes do dia anterior (21,04%).  

Provas

Pedro Lucas achou que com um número menor de candidatos foi mais fácil chegar aos locais de prova (Foto: Alexandre Dornelas)

Neste domingo, os candidatos do Módulo III do Pism realizaram questões objetivas sobre Física, Química, Geografia e História. No caso das discursivas, as questões foram de Geografia, História e Filosofia para aqueles que escolheram cursos de Humanas, Economia e Administração, e de Física e Química para aqueles que escolheram cursos das áreas de Exatas e da Saúde.

Natural de Ubá (MG), Pedro Lucas Souza de Queiroz conta que achou o segundo dia de provas mais difícil do que o primeiro. Sobre o processo seletivo como um todo, disse que as etapas foram muito bem organizadas: “com menos pessoas, foi mais fácil inclusive chegar até o local da prova.” 

Yuri de Campos achou o segundo dia de provas mais difícil (Foto: Alexandre Dornelas)

Yuri Campos, do Rio de Janeiro, também achou o segundo dia de exames mais difícil: “Por ter que lembrar de fórmulas, foi mais complicado”. Ele acredita que fez o possível para se sair bem.

A estudante Lara Ferreira sofreu um acidente de moto alguns dias antes da prova, e solicitou atendimento especial. Ela fez a prova em uma sala separada. “Tudo estava organizado e higienizado. O atendimento que recebi foi perfeito. Me trataram muito bem, sempre se certificando de que eu estava confortável.” Em relação à separação dos módulos pela pandemia, a estudante diz que a divisão funcionou bem e que diminuiu a dificuldade de transporte até o campus da universidade.  Segundo a organização do Pism,  69 candidatos solicitaram atendimento especial para o módulo III. 

Avaliação positiva

Lara  Ferreira sofreu um acidente de moto e é uma das 69 candidatas que solicitaram atendimento especial para as provas (Foto: Alexandre Dornelas)

O reitor da UFJF, Marcus Vinicius David, destacou o esforço institucional da Universidade para promover um evento que envolveu 8 mil pessoas e não registrou nenhum incidente considerado grave nos dias de aplicação das provas. “Merece destaque todo zelo, responsabilidade e cuidado que a equipe responsável pelo Pism teve para organizar esse evento em um momento tão difícil para nossa sociedade e que transcorreu, nesses dois dias, de uma forma bastante segura para todos os candidatos.” Ele aproveitou para agradecer a equipe e a escolha dos estudantes. “Desejo sucesso para os candidatos e candidatas que estão pleiteando uma vaga como estudantes da UFJF.”

Para o pró-reitor de Graduação da UFJF, Cassiano Caon Amorim, a disciplina foi a chave para o sucesso do evento. “O Pism III ocorreu de maneira adequada, dentro daquilo que nós prevíamos. O uso da máscara e a higienização de mãos foram realizados conforme o previsto, também não tivemos relato de nenhuma ocorrência lançada nos boletins com problemas com alimentação ou com nenhum tipo de situação que pudesse nos preocupar neste momento. A execução desse planejamento permitiu que tudo transcorresse dentro daquilo que foi planejado.”

Amorim acrescenta que, mesmo sem maiores incidentes, é possível tirar lições para a realização dos demais módulos em relação ao cumprimento desses protocolos, já que o Pism III concentra um menor número de inscritos. “Nós fizemos muitas solicitações aos candidatos para não irem acompanhados, para que as pessoas não ficassem aglomeradas nas imediações, mas mesmo assim foi observada essa ocorrência em alguns locais de prova fora do campus. Podemos, com essa experiência, ampliar as orientações, nesse sentido, assim como colocar mais pessoas orientando nas portas desses lugares”, finaliza. 

O módulo II do Pism será realizado em 27 e 28 de março e as provas do módulo I em 24 e 25 de abril.

Recursos

Candidatos agora devem aguardar publicação das notas, prevista para o dia 7 de abril (Foto: Alexandre Dornelas)

O requerimento de recursos relacionados às formulações de questões ou gabarito do Módulo III devem ser protocolados pelo próprio candidato ou representante de estabelecimento de ensino na Central de Atendimento (CAT) ou enviados por e-mail para o endereço eletrônico vestibular@ufjf.edu.br, no dia 1º de março de 2021, das 9h às 16h.

Pedidos de recursos relacionados às notas das provas do Módulo III deverão ser feitos através de formulário próprio, disponibilizado pela Copese, e entregues na Central de Atendimento (CAT) ou enviados para o endereço eletrônico vestibular@ufjf.edu.br de 9h às 16h do dia 8 de abril de 2021.

A equipe do portal da UFJF realiza esta cobertura seguindo todos os protocolos de biossegurança previstos em edital, incluindo o distanciamento de pelo menos 1,5m dos entrevistados, além do uso de máscaras e faceshields, fornecidos pela organização do processo seletivo. 

Leia mais

Primeiro dia do Pism tem participação de cerca de 80% dos inscritos 

Veja como foi a manhã do primeiro dia de provas do Módulo III do Pism.

Confira todas as notícias do Pism