Concorrendo a uma das vagas para o curso de Geografia, pela cota D, João Victor Meira de Souza achou as provas do primeiro dia tranquilas (Foto: Gustavo Tempone)

O primeiro dia de aplicação das provas do módulo III do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) 2021, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), contou com a participação de cerca de 80% dos candidatos inscritos. Os dados da Coordenação Geral de Processos Seletivos (Copese) mostram que, dentre os 8.014 estudantes que se inscreveram, 6.327 compareceram aos locais em que foram alocados. Os exames foram aplicados em cinco cidades diferentes.

Durante o sábado, os locais de prova não apresentaram nenhuma intercorrência e não foi necessário nenhum atendimento médico. O pró-reitor de Graduação, Cassiano Amorim, relatou que o primeiro dia dos exames não teve nenhum problema grave, não sendo  observado o descumprimento dos protocolos de biossegurança. Ainda segundo Amorim, a maioria dos candidatos chegou às alocações com antecedência e usando máscaras que cobriam a boca e o nariz.

“Tivemos uma ausência maior do que nos outros anos, em torno de 21%, mas já esperada diante da pandemia. As expectativas para amanhã é que as provas também transcorreram de maneira tranquila. No campus da UFJF não houve retenção de veículos, o planejamento do transporte público atendeu a demanda, sem que houvesse superlotação”, explica Amorim. “Além disso, mesmo não tendo estacionamento no campus, as áreas de embarque e desembarque funcionaram bem e não permitiram aglomerações”, completa.

Segundo os dados fornecidos pela Copese, o percentual de candidatos ausentes no primeiro dia foi de 21,04%, referentes ao total de inscritos. Em números absolutos, 1.687 estudantes não compareceram aos exames. Entre eles 1.026 em Juiz de Fora; e 661 nas demais cidades, sendo 202 em Governador Valadares (MG); 248 em Muriaé (MG); 102 em Petrópolis (RJ) e 109 em Volta Redonda (RJ).

Se comparado a última edição, houve um aumento percentual. Nas provas do Pism 2020, apenas 10,16% do total de inscritos estiveram ausentes (767 pessoas das 7.549 inscritas naquele ano).

Veja como foi a manhã do primeiro dia de provas do Módulo III do Pism.

Biossegurança

Apesar da compreensão de um cenário de excepcionalidade, a UFJF buscou encontrar uma solução para a redução de riscos e que garanta o funcionamento da instituição. “Em primeiro lugar, eu dirijo-me aos trabalhadores e aos estudantes da Universidade que estão contribuindo nesse processo. Manifesto grande gratidão por essa disponibilidade, pela realização de um trabalho competente e que permite que a universidade possa realizar esse processo com toda a segurança e cumprindo as suas atividades”, resumiu o reitor.

David também agradeceu aos candidatos por escolherem a UFJF e deseja que façam a prova com muita tranquilidade. “Espero que os candidatos consigam demonstrar nas provas, a evolução de aprendizado durante todo o círculo da educação básica e que possam ser muito felizes, quando se tornarem, efetivamente, alunos e alunas da UFJF.”

Segundo a vice-reitora, Girlene Alves, o escalonamento das provas dos três módulos foi uma decisão fundamental dentro do cenário epidemiológico. “A partir desse momento, a Universidade, baseada nos seus protocolos, aprovou as normas de biossegurança. Hoje estamos recebendo esses candidatos, dentro de um regramento sanitário, que protege os alunos e os trabalhadores. Nesse sentido, a Universidade também chama a atenção para que os estudantes assumam as suas responsabilidades, entre elas, o uso rigoroso da máscara, que evitem aglomerações e higienizem as mãos, pois são ações importantes.”

Expectativa estudantil

Vindo de Piraúba, o estudante João Victor Meira de Souza, viajou cerca de 2h30 para poder realizar as provas do módulo III do Pism. Concorrendo a uma das vagas para o curso de Geografia, pela cota D, avalia positivamente os exames e sente-se confiante com o vestibular seriado. “Achei as provas de hoje bem tranquilas e acredito que as de amanhã serão mais fáceis. O Pism é bem de boa, se comparado ao Enem, até mesmo pela quantidade de questões que são cobradas por dia.”

Já para a estudante Alícia do Valle, que concorre a uma das vagas do curso de Jornalismo, os exames da área de Humanas cobraram posicionamentos críticos, não foram conteudistas e exigiram dos estudantes conhecimento de temas atuais. “Achei fundamental porque a prova do Enem não teve nada relacionado às atualidades. A avaliação não foi maçante. Acho que amanhã vai ser mais fácil, pois eu gosto muito de História e Geografia.”

Para Alícia do Valle questões não foram conteudistas e exigiram conhecimentos da atualidade (Foto: Gustavo Tempone)

As provas do Pism 2021 continuam a ser aplicadas a partir das 13h deste domingo, 28 de fevereiro.

Gabaritos

A previsão é de que os gabaritos dos dois dias das provas do Módulo III sejam divulgados neste domingo, após às 19h, pelo site da Copese.

Em relação às notas das provas do Módulo III, a divulgação acontece no dia 7 de abril. A previsão para o resultado final, após possíveis recursos, é para o dia 15 do mesmo mês.

Recursos

O requerimento de recursos relacionados às formulações de questões ou gabarito do Módulo III devem ser protocolados pelo próprio candidato ou representante de estabelecimento de ensino na Central de Atendimento (CAT) ou enviados por e-mail para o endereço eletrônico vestibular@ufjf.edu.br, no dia 1º de março de 2021, das 9h às 16h.

Pedidos de recursos relacionados às notas das provas do Módulo III deverão ser feitos através de formulário próprio, disponibilizado pela Copese, e entregues na Central de Atendimento (CAT) ou enviados para o endereço eletrônico vestibular@ufjf.edu.br de 9h às 16h do dia 8 de abril de 2021.

Confira todas as notícias do Pism

Outras informações: vestibular@ufjf.edu.br  – Copese

Acompanhe a UFJF nas redes sociais

Facebook: UFJFoficial