A professora Zélia Ludwig é mestra, doutora e pós-doutora em Física pela USP (Foto: UFJF)

A professora do Departamento de Física da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Zélia Maria da Costa Ludwig, participa na próxima terça-feira, dia 23, às 18h,  da Semana de Estudos da Física da Universidade Estadual Paulista (Unesp). No evento on-line, gratuito e aberto ao público, a docente abordará o protagonismo das mulheres cientistas nessa área do conhecimento, as desigualdades de gênero e raça, a divulgação científica, dentre outros temas.

Os interessados em participar devem preencher o formulário de inscrição disponível neste link. “É fundamental a valorização da contribuição de mulheres cientistas para a ciência, em especial, a Física. É importante abrir esses espaços, como a Semana de Estudos da Física,  para se falar das conquistas e também dos desafios, além de ser inspiração para as gerações futuras. A diversidade torna a ciência forte e criativa. Na palestra, também vamos falar sobre inovação, sustentabilidade e da importância da divulgação científica”, destaca Zélia Ludwig.

Sobre a pesquisadora

Zélia Ludwig é mulher negra, mãe e cientista. É mestra, doutora e pós-doutora em Física pela Universidade de São Paulo (USP), participa do Programa de pesquisadores visitantes do Max Planck de Dresden (Alemanha) e do Materials Research Center da Universidade do Missouri (Estados Unidos). É professora efetiva da UFJF desde 2009.

Outras informações: imprensa@comunicacao.ufjf.br