A tradicional Feira de Ciências da UFJF retorna para o formato presencial (Foto: Alexandre Dornelas/UFJF)

Alguns entraram na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) pela primeira vez nesta quarta-feira. Já outros  conheciam o campus, seja por passeios escolares ou visitas acompanhados de família e amigos, mas nunca estiveram nos papéis que desempenharam hoje. De qualquer forma, todos os estudantes que participaram da Feira de Ciências têm uma coisa em comum: a realização de que a universidade é um espaço para eles – e que os aguarda em um futuro próximo.

“O dia de hoje está marcando a minha infância”, conta Theo (Foto: Alexandre Dornelas/UFJF)

Ao todo, de acordo com a organização, cerca de 150 estudantes se apresentaram nesta 33ª edição da Feira de Ciências da UFJF, oriundos de escolas de Juiz de Fora e cidades vizinhas. Uma delas é a Escola Municipal Coronel José Brás, onde Theo Knop estuda no 2º ano do fundamental. “O dia de hoje está marcando a minha infância”, ele conta, explicando que gosta muito de robótica e que, por se interessar pelo funcionamento de brinquedos, se sentiu em casa na hora de aprender sobre os experimentos que ele e suas colegas levaram para a Feira – juntos, eles usaram pilhas e baterias para demonstraram mecanismos que envolvem circuitos elétricos simples.

A professora Ana Paula Guarnieri, responsável pela turma de Theo, se diz feliz com a presença das crianças no ambiente universitário. “É muito importante dar oportunidade para que eles conheçam a universidade e, desde cedo, compreendam que aqui é um caminho possível para eles.”

Afonso Dias é um dos alunos de São João Nepomuceno que vieram para a Feira (Foto: Alexandre Dornelas/UFJF)

Em outra sala, uma turma do 8º ano do Centro Educacional Saber é Viver se mobilizou para convidar os visitantes para conhecer um trabalho que, por meio da representação de maquetes e da atuação coordenada pelos próprios estudantes, simula e explica as vantagens e as desvantagens de diferentes circuitos elétricos utilizados em residências em todo o país. A aluna Jullia Marcelino, integrante da turma, contou que é a primeira vez que vem na universidade – e já decidiu que não será a última, pois vislumbra um futuro na instituição.

Em uma mesa próxima, um grupo da Escola Estadual Professor Gabriel Arcanjo de Mendonça vestia a camisa – literalmente – do Projeto de Robótica Educacional Sustentável (PRES). Os estudantes, assim como a turma do Theo, vieram da cidade de São João Nepomuceno (MG) para participar da Feira. Quem começa a apresentação sobre a evolução da robótica é o aluno Afonso Dias, que conta estar animado com a participação no evento. Sua colega Geovanna de Oliveira faz coro: gostou da visita e, em breve, quer estar de volta.

Segundo a organização, a premiação da Feira de Ciências será transmitida on-line, com data prevista para ainda esta semana. O evento é um dos mais tradicionais da UFJF, sendo promovido pelo Departamento de Física e parte da programação da Semana do Instituto de Ciências Exatas (ICE).

Premiação da Feira de Ciências tem previsão de ser transmitida ainda nesta semana (Foto: Alexandre Dornelas/UFJF)