(Foto: Maria Otávia Rezende/UFJF)

Com a aproximação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), estudantes de todo o país concentram as últimas energias para as avaliações. Além do desafio de ter o domínio sobre as cinco competências exigidas, o estudante ainda precisa lidar com a saúde mental e o cenário atípico de pandemia, causado pela Covid-19.

De acordo com a coordenadora de ensino do Colégio de Aplicação João XXIII, Giselle Moraes Moreira, o contexto do isolamento social, para além dos exames, exige esforço por parte de alunos e familiares para manter a calma. “Há uma cobrança enorme sobre os jovens e, nesses momentos, eles se sentem ainda mais pressionados e muitos apresentam crises de ansiedade e desânimo. Mantendo o distanciamento, acredito que técnicas de relaxamento, prática de esportes, além de se alimentarem e dormirem bem, são muito importantes nesta fase.”

Para o psicólogo do Colégio de Aplicação João XXIII, José Francisco Fernandes Júnior, além de o candidato equilibrar o momento de estudos com atividades prazerosas, é preciso lembrar que a aquisição de conhecimento não vai ser realizada às vésperas da prova, pois já foi feita ao longo de toda a vida escolar.

“É importante ter uma estratégia de estudo para essa etapa, recorrendo a resumos, revisões e explicações dos professores. No entanto, é fundamental fazer atividades prazerosas e que possam trazer algum relaxamento. Cada um escolhe a sua: escutar música, ver o jogo do seu time, assistir à série favorita, buscar apoio e aconchego nas relações significativas da vida pessoal, afetiva e familiar, desde que seja algo que te faz bem e te ajude a se desligar um pouco do ritmo estressante dessa etapa”, orienta o psicólogo.

Como estudar às vésperas do Enem?

(Foto: Gabriel Duarte)

Para o professor de Redação do Cursinho Popular Garra da UFJF, Paulo Cunha, faltando tão pouco tempo para a prova, depois de um ano desgastante e de um período de preparação mais longo que o imaginado, o foco deve ser em como o participante vai estar se sentindo no dia da prova. 

“Não é a hora de fazer tudo que não foi feito anteriormente, mas de valorizar o que foi executado ao longo da preparação. A prova do Enem, especialmente, irá testar o conhecimento acumulado. O que mais faz sentido é revisar o que já foi estudado, dando especial atenção aos temas mais cobrados em cada área de competência das questões objetivas, e reler as redações feitas ao longo do ano, buscando revisitar argumentos que você usou e o que pode ser ajustado em um último momento”, aponta Cunha.

Para Giselle, cada estudante deve se concentrar em como ele aprende mais. “Alguns aprendem com leitura e resumos, outros assistindo vídeos sobre a matéria. Uns rendem melhor pela manhã, outros à noite. Esse autoconhecimento é muito importante. É importante tentar padronizar locais e horários de estudos, assim o corpo se acostuma e o  candidato tende a aproveitar mais o tempo. Desligar celular, ficar longe de redes sociais, evitar levantar a todo momento para buscar alguma coisa. Também valem pausas rápidas a cada uma hora de estudo. A individualidade precisa ser respeitada e o aluno deve descobrir o melhor caminho para a assimilação de conteúdos.”

Fernandes explica que o preparo para a prova é feito de etapas e que, nas vésperas do Enem, não é bom manter uma rotina intensa de estudos. “É o momento para gradativamente desacelerar o ritmo do estudo, cuidar da alimentação, do sono, da saúde física e mental. É importante que a rotina seja o menos estressante possível. Ninguém vai para uma prova sabendo de tudo, mas todos chegam com um percurso, com uma bagagem, e é com ela que poderão realizar o exame.”

Controle da ansiedade na hora da prova

Sorteados podem verificar alocação no Siga e no site da Copese (Foto: Twin Alvarenga/UFJF)

(Foto: Twin Alvarenga/UFJF)

“Durante a prova, é importante que o candidato saiba que a ansiedade pode gerar desatenção e acarretar em erros bobos. Para isso, talvez seja legal começar a avaliação consciente disso e confiante no estudo que fez”, afirma o psicólogo do Colégio de Aplicação. Além disso, não se deve começar o exame com o pé no acelerador. “Inicie a prova com calma. Tenha atenção à sua respiração, respirando de forma consciente e tranquila.”

Fernandes também destaca que para manter o bem-estar psicológico, é fundamental que o candidato tenha uma estratégia para a realização da prova. “Começará por qual matéria? Pela mais fácil? Ou pela mais difícil? Quanto tempo precisa para preencher o cartão resposta? Se houver questões que não consiga resolver, não fique agarrado, siga para a próxima e tente retornar depois à essa questão. Ter uma noção do tempo é importante, para que todas as atividades possam ser bem administradas. Se a ansiedade bater, vale parar, beber água, respirar, tentar se acalmar e seguir adiante.”

Dicas para a redação

Segundo Cunha, o candidato deve se preparar para a maior variedade de temas possíveis para a redação. “O primeiro passo é ler cuidadosamente a proposta apresentada, fixar na memória as palavras-chave do recorte para evitar tangenciamento ou fuga e anotar as ideias que surgirem na sua cabeça no momento. Em seguida, o planejamento do texto deve ser feito, escrevendo os tópicos que serão desenvolvidos em cada parágrafo, para, só então, elaborar o rascunho”, explica Cunha.

Ao passar a redação a limpo, deve-se ter atenção para fazer uma letra legível, evitar rasuras e respeitar as margens e o número de linhas da folha oficial. “O candidato deve estar atento ao que é cobrado em cada competência, o que pode ser estudado de forma detalhada nos Manuais de Correção, lançados de forma inédita pelo Inep no último ano”, complementa o professor do Cursinho Popular Garra.

Enem

As provas do Enem 2020 na versão impressa acontecem nos dias 17 e 24 de janeiro. A realização da prova do Enem Digital está prevista para ser realizada nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro. Os locais de prova para essa modalidade serão divulgados apenas em 15 de janeiro.

O primeiro dia de provas tem duração de 5h30 e são cobradas 45 questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (Língua Portuguesa, Literatura, Educação Física, Artes e Língua Estrangeira) e 45 questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias (Filosofia, Geografia, História e Sociologia) e a Redação.

Já no segundo dia, os candidatos têm 5h para fazer a avaliação com 45 questões de Matemática e suas Tecnologias e 45 questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Biologia, Química e Física).

A nota do Enem é utilizada no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) das universidades federais, na seleção de faculdades particulares e para os programas de apoio e financiamento estudantil, como o Prouni e o Fies. Na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) 50% das vagas de seus cursos de graduação são destinadas ao Sisu nos campi de Juiz de Fora e Governador Valadares.

Outras informações

Edital Enem 2020 Digital
Edital Enem 2020 Impresso

Acompanhe a UFJF nas redes sociais

Instagram: @ufjf
Facebook: UFJFoficial  e Estude na UFJF
Twitter: @ufjf_
Youtube: TVUFJF
Spotify: UFJFoficial