Já está liberado o cartão de confirmação da inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). No documento estão contidas informações, como, por exemplo, os dados do candidato, atendimento especializado e/ou específico (caso tenha sido solicitado), datas, horários, local de prova, instruções sobre a Covid-19, aviso sobre obrigatoriedade de máscara e a necessidade do candidato levar a própria água.

Para ter acesso ao cartão, o inscrito deve entrar na Página do Participante e informar o CPF e a senha. Além disso, o candidato também pode optar por acessar o cartão no computador ou por meio de dispositivos móveis, como celulares e tablets, utilizando o aplicativo oficial do Enem.

Nos dias das provas, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) não exige que o estudante leve o cartão, porém, é recomendado que ele esteja em mãos para facilitar o acesso ao local de prova.

O que eu posso levar para o Enem?

Para a realização das provas, os participantes devem levar documento de identificação original com foto e caneta preta com corpo transparente. Diante da excepcionalidade, causada pela pandemia de Covid-19, a utilização da máscara de proteção facial também se tornou um acessório obrigatório durante o exame.

Óculos escuros, bonés, gorros, equipamentos eletrônicos e materiais escolares, como, por exemplo, lápis, borracha e anotações são proibidos durante a realização dos exames. Já o aparelho celular não é proibido, mas caso seja necessário levá-lo, deve ser desligado e guardado no envelope entregue na entrada da sala. Durante a prova, o aparelho não pode ser usado e também não pode emitir nenhum tipo de som, caso contrário, o participante pode ser eliminado.

Prevenção ao coronavírus

Segundo o Inep, algumas alterações foram feitas para que a prova possa ser realizada com segurança. Além da utilização de máscaras de proteção facial desde a entrada no local de prova até a saída pelos candidatos e acompanhantes de mães que estiverem alimentando, os procedimentos de fiscalização e a vistoria de materiais, lanches e artigos religiosos também serão feitos respeitando o distanciamento entre as pessoas.

O uso dos banheiros será controlado e os candidatos devem higienizar as mãos na entrada e na saída. Para os participantes que fazem parte do grupo de risco, haverá salas especiais com, no máximo, 12 pessoas. Outra medida de prevenção tomada foi o aumento na quantidade de locais de aplicação de prova e a diminuição do número de pessoas em uma única sala de aula.

Pessoas que estiverem com Covid-19 ou outras doenças transmissíveis nos dias do Enem 2020 poderão solicitar a reaplicação das provas. O pedido será recebido antes do exame, pela Página do Participante.

Enem

As provas do Enem 2020 na versão impressa acontecem nos dias 17 e 24 de janeiro. A realização da prova do Enem Digital está prevista para ser realizada nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro. Os locais de prova para essa modalidade estão previstos para serem divulgados apenas em 15 de janeiro.

O primeiro dia de provas tem duração de 5h30 e são cobradas 45 questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (Língua Portuguesa, Literatura, Educação Física, Artes e Língua Estrangeira) e 45 questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias (Filosofia, Geografia, História e Sociologia) e a Redação.

Já no segundo dia, os candidatos têm 5h para fazer a avaliação com 45 questões de Matemática e suas Tecnologias e 45 questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Biologia, Química e Física).

A nota do Enem é utilizada no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) das universidades federais, na seleção de faculdades particulares e para os programas de apoio e financiamento estudantil, como o Prouni e o Fies. Na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) 50% das vagas de seus cursos de graduação são destinadas ao Sisu nos campi de Juiz de Fora e Governador Valadares.

Edital Enem 2020 Digital
Edital Enem 2020 Impresso

Acompanhe a UFJF nas redes sociais

Instagram: @ufjf