O abraço é tema da última edição do Almoço com Cantoria. (Foto: Arquivo/UFJF-GV)

2020 não foi fácil para ninguém. Este ano foi mais down que música do Radiohead e só perdeu em sofrência para a Marília Mendonça. Mas como cantam os mineiros do Jota Quest, “tudo que a gente sofre num abraço se dissolve”. Por isso não há tema melhor para encerrar esta temporada do Almoço com Cantoria. É que talvez nenhuma outra iniciativa do campus tenha abraçado com tanta intensidade a comunidade acadêmica em um momento de incerteza gerado pelo novo coronavírus.

A pandemia acabou mudando o ritmo do Almoço com Cantoria – desenvolvido pelo setor de Comunicação, Cultura e Eventos do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV). Por conta do distanciamento social, o formato tradicional de apresentações mensais no Restaurante Universitário (RU) ficou inviável. Mas o projeto não perdeu o tom e logo deu um jeito de garantir que a boa música continuasse a chegar aos estudantes, professores e técnicos administrativos. A saída foi realizar as apresentações pela internet.

Segundo a coordenadora do projeto, Lúcia Xavier,  o formato virtual surgiu para “matar a saudade” dos amigos de universidade. (Foto: Arquivo/UFJF-GV)

“A ideia surgiu para matar a saudade dos nossos colegas e amigos da universidade e levar esse entretenimento para as casas das pessoas. Entreter a nossa comunidade nesse período de quarentena e, principalmente, aproximar as pessoas seguindo todas as medidas de segurança que o momento exigia”, explica a coordenadora do projeto, a produtora cultural Lúcia Xavier Gomides.

A primeira dessas lives aconteceu em 6 de abril. Além da música, o Sarau de Quarentena (como ficou conhecida a edição) ainda contou com muita poesia. De lá pra cá já rolaram apresentações para homenagear São João, o rock’n’roll, os pais, a primavera, o mês das crianças e até um especial para comemorar os oito anos de implantação do campus da UFJF em Governador Valadares. Com a live desta terça, 15, o projeto chega à marca de nove edições em formato virtual.

Desde que a pandemia começou, o Almoço com Cantoria acontece pela internet. (Instagram/UFJF-GV)

Sobre este último Almoço com Cantoria do ano, Gomides explica: “Dezembro é um mês de grandes festas, alegrias, comemorações, aglomerações, mas, infelizmente, por conta da pandemia isso não será possível. Aí nós buscamos uma forma de fazer isso. Todo final do ano a gente tinha lá no RU a edição de dezembro fechando o ano com um evento festivo. Então a ideia é fazer um abraço virtual para o nosso público. Então a nossa live será toda voltada para esse abraço virtual, abraçar e ser abraçado nesse momento tão crítico que nós estamos vivendo com essa pandemia.”

Só que apesar de estar ansiosa para a edição desta noite e de avaliar positivamente este novo formato do Almoço com Cantoria, a produtora cultural não vê a hora de retomar o projeto presencialmente e de poder voltar a abraçar todo mundo do modo tradicional:

O formato tradicional do Almoço com Cantoria, com apresentações no RU, precisou ser alterado por conta da pandemia. (Foto: Arquivo/UFJF-GV)

“O resultado superou todas as nossas expectativas. Foi lindo ver o projeto se realizar e proporcionar esse momento de integração, de união e, sobretudo, de compartilhamento de talentos, afinal nós estamos hoje levando nossos artistas não só para a comunidade acadêmica. Estamos extrapolando os nossos muros para mostrar a todas as pessoas os nossos talentos. Estamos trabalhando para que ele siga dentro desta linha [apresentações via internet] também. Já estamos conversando para ver como desenvolver esse projeto para 2021. Mas a nossa expectativa é voltar para o presencial, pois ele traz essa coisa da emoção e do calor humano”, frisa Gomides.

Que a música e a alegria possam voltar ao RU em 2021. (Foto: Arquivo/UFJF-GV)

E nós ficamos na torcida para que no próximo ano a descontração e a alegria possam voltar ao repertório dos almoços nos restaurantes da UFJF-GV, e que tenhamos menos sofrência, menos down e mais motivos de sobra para cantar: “Because I’m happy…”

Almoço com Cantoria
Data: terça-feira, 15