Na semana em que o campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV) completa oito anos de atividades, o Almoço com Cantoria recebe convidados de destaque, e promove uma homenagem especial em formato inovador. A live mensal do projeto vem acompanhada de bate-papo musical e participações de docentes, estudantes e egressos do campus. Confira a programação completa!

Nesta terça, 17, a partir das 19h, o estudante Webert Arão, bolsista do projeto, conduz a tradicional live do Almoço. Na ocasião, ele vai receber a estudante Beca Cardoso e os docentes Carlos Júnior, Margarida Oliveira e Meirele Gonçalves – com seu filho João Pedro, para apresentarem seus talentos em comemoração ao aniversário da UFJF-GV. Desde abril, as lives mensais do projeto abordam temas específicos relacionados ao mês, como o Dia das Crianças e a Primavera, por exemplo.

Na quarta, Brenda Nunes e Thomaz Fernandes promovem um bate-papo musical: entre letras e melodias, eles contam um pouco sobre sua trajetória nos meios acadêmico e musical. Veteranos da Universidade, os dois já são rostos conhecidos no Almoço com Cantoria, e foram responsáveis por muitos dos inúmeros clássicos da hora do almoço no Restaurante Universitário, quando as atividades aconteciam presencialmente.

A quinta, 19, data em que se comemoram oitos anos do primeiro dia de aulas da UFJF em GV, contará com duas ações: às 19h, Carlos Júnior e Felipe Soares começam a programação. Às 20h, os egressos Alison Lima, Raul Diniz e Willian Bicalho relembram as primeiras edições do Almoço. Nesse reencontro, os pioneiros do Almoço com Cantoria contam um pouco das experiências enquanto discentes, sua realidade enquanto profissionais e compartilham seu carinho pela música e pela Universidade.

“O objetivo desse modelo diferenciado é relembrar os primeiros Almoços, além de promover a interação entre os artistas, de forma que um cantor chama o outro, e vão cantando juntos, para matar a saudade do Almoço com Cantoria presencial”, explica a produtora cultural Lúcia Gomides, responsável pelo projeto. Em paralelo ao aniversário da UFJF-GV, o Almoço também comemora mais um ano de atividades: já são quase seis desde a primeira edição, em 10 de dezembro de 2014.

Projeto surgiu como ação especial de fim de ano

Desde que foi criado, o Almoço com Cantoria passou por diferentes espaços físicos, ganhou recursos profissionais, recepcionou calouros e marcou a despedida de veteranos. Lúcia relembra um pouco da trajetória do projeto, desde a edição de 2014, quando surgiu para aliviar o estresse dos alunos no final do semestre e marcar o início das férias acadêmicas.

Ela conta que a iniciativa partiu de estudantes que procuravam uma atividade cultural para o final do período letivo. “Ainda não tinha nem nome. A ideia era deixar o palco livre para quem quisesse se apresentar e aliviar a tensão na hora do almoço”, relembra. Com o apoio da Secretaria de Cultura de Governador Valadares, a atividade passou a acontecer nos Restaurantes Universitários, uma vez por mês, e deu palco para apresentações de música e poesia da comunidade acadêmica da UFJF-GV.

Com a chegada da pandemia pelo novo coronavírus, o palco ganhou plateia digital, as palmas deram lugar aos likes, e o Almoço adquiriu formato de live, um pouco mais tarde, às 19h. “O que mantém o projeto é a nossa criatividade. Seguimos nos reinventando, convidamos artistas, buscamos novidades, estamos articulando o tempo todo”, explica Lúcia. E o resultado não poderia ser mais positivo: “O Almoço é uma vitrine de talentos da comunidade. Vários artistas já falaram que são gratos por mostrar suas habilidades no projeto, e temos relatos de pessoas que conseguiram se desenvolver na música a partir das participações no Almoço. No novo projeto digital, as lives dão cada vez mais espaço para artistas variados: professores que não tinham tempo de participar no molde presencial agora participam nas lives”, destaca.

Para acompanhar o trabalho dos artistas, basta acessar o perfil do Almoço no instagram: @almococomcantoria.