Um grupo de pesquisadores da Universidade Federal de Juiz de Fora, em parceria com especialistas de instituições nacionais e internacionais, busca entender os efeitos da pandemia no comportamento e saúde mental da população. Chamada de “Estigma e Discriminação Relacionados com Covid-19 na População Geral”, o trabalho está sendo realizado por meio de um formulário disponibilizado de forma on-line. Por ele, as pessoas podem responder às perguntas que abrangem temas como: opiniões sobre ações de combate à pandemia e os efeitos emocionais dela em seu cotidiano. Na UFJF, o trabalho, ligado ao Centro de Referência em Pesquisa, Intervenção e Avaliação em Álcool e Outras Drogas (Crepeia), é liderado pelo professor Telmo Ronzani.
Além dos sintomas físicos, como febre, tosse, perda de olfato, paladar e falta de ar, um outro lado da doença é o que afeta o psicológico das pessoas contaminadas e até mesmo daquelas que não tiveram contato com a doença. Ronzani enfatiza que a pesquisa foca justamente nas reações emocionais frente à pandemia. “Sabemos que essa situação tem gerado grande preocupação, ansiedade e outros sintomas em boa parte da população, por isso, queremos entender melhor como essas reações têm impactado a vida e o comportamento da população”, esclarece.
A pesquisa é desenvolvida em paralelo em outros três países – Colômbia, México e Alemanha. “Após os questionamentos, o grupo irá comparar os resultados entre os países participantes”, completa Ronzani. Quem se se interessar em participar, o formulário está disponível on-line para todas as pessoas acima de 18 anos e vai ficar aberto até o próximo dia 20 de dezembro de 2020.