Para coordenador do Centro, Telmo Ronzani, premiação é o reconhecimento da qualidade do trabalho desenvolvido na UFJF  (Foto: Twin Alvarenga/UFJF)

O desenvolvimento de um protocolo para diminuir o estigma nos atendimentos conferiu ao  Centro de Referência em Pesquisa, Intervenção e Avaliação em Álcool e Outras Drogas (Crepeia), gerido pelo Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), a premiação internacional pela conferência Inebria (International Network on Brief Interventions for Alcohol and Other Drugs), no final de setembro, em Santiago, no Chile.

O trabalho foi elaborado pela doutoranda do Programa de Pós-graduação em Psicologia da UFJF, Joanna Tostes, juntamente ao núcleo de estudo e compõe sua tese de doutorado. A pesquisa se voltou para o desenvolvimento e a avaliação de dois protocolos visando a reduzir o estigma sobre os usuários de drogas e também entre profissionais de saúde sobre esse grupo.

De acordo com o coordenador do Centro, Telmo Ronzani, a premiação é uma forma de destacar o trabalho realizado pela organização. “Receber esse prêmio é o reconhecimento da qualidade do que é feito, reforça o trabalho da UFJF e mostra a relevância social dos projetos desenvolvidos na Universidade”.

Esse não é o primeiro prêmio do Crepeia, que existe desde 2005, e tem suas ações focadas na capacitação de profissionais, produção científica, intervenções e consultorias na área de álcool e drogas.

(32) 2102-3165 (Crepeia) ou pelo e-mail nucleo.crepeia@ufjf.edu.br