Reconhecendo as características únicas da América Latina em sua relação com as drogas, o Congresso Internacional sobre Drogas (CID) traz, em sua sexta edição, o tema “Drogas e sociedade: um olhar latino-americano”. Debatendo essa temática de relevância mundial, desde 2004 — quando foi inaugurado pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) –, o CID reúne conferências com pesquisadores de destaque, atuantes em diversos países americanos.

Um dos organizadores do evento e pesquisador da UFJF, Telmo Ronzani, ressalta a importância de abordagens como essa que se debruçam sobre os contextos de cada país. “Mesmo o tema sendo de relevância mundial, é fundamental promover discussões mais específicas para nossa região. Por essa razão, os convidados e palestrantes são todos pesquisadores brasileiros ou de países latino-americanos de renome na área”. Ronzani é também coordenador do Centro de Referência em Pesquisa, Intervenção e Avaliação em Álcool e Outras Drogas (Crepeia) que, desde 2004, realiza atividades de pesquisa, intervenção, extensão e capacitação sobre drogas.

“Além das palestras e mesas, teremos a oportunidade de apresentar trabalhos (em apresentação oral ou através de pôsteres). Serão oferecidos, também, quatro minicursos, trabalhando questões como redução de danos, intervenções comunitárias, trabalho com adolescentes e estratégias de redução de estigmas. Todos eles, realizados por pesquisadores e profissionais, brasileiros e argentinos, de grande experiência nesses temas”, explicou o professor.

Em sua última edição, o CID reuniu cerca de 700 participantes — entre profissionais e estudantes das áreas de saúde, assistência, educação e outros campos afins — e mais de 100 trabalhos apresentados sobre a temática. Este ano, as inscrições para participar do evento e dos minicursos podem ser feitas até 15 de novembro, enquanto a submissão de trabalhos vai até 15 de setembro. O evento ocorre na Universidade Católica de Petrópolis, entre os dias 21 e 23 de novembro.

Questões Latino-americanas

Convergindo com a temática proposta para essa edição, o CID traz, também, o I Encontro da Rede Latino-Americana sobre Estigma e Drogas. Criada em 2017 e coordenada pela UFJF, a Rede abrange outras universidades brasileiras e instituições da Colômbia, Argentina, do Uruguai, México, Peru e da Espanha.

“Na Rede, existem várias frentes de colaboração, como pesquisas multicêntricas, publicações conjuntas e participação coletiva em eventos. Durante o CID, faremos o planejamento de ações para 2019 e uma avaliação do que foi realizado  até o momento”, contou Ronzani. Ainda esse ano, o Crepeia desenvolveu um guia de estratégias comunitárias e de tratamento para a prevenção do uso de drogas, em parceria com a Organização dos Estados Americanos (OAS), focado nas experiências exitosas da América Latina.

“A maioria dos guias desse tema era desenvolvida por pesquisadores norte-americanos ou europeus. Então a OAS nos procurou, com a intenção de observar a realidade latino-americana: como esses países lidam com as drogas, e como essas questões interagem com suas culturas”, concluiu o professor.