Telmo Ronzani fará apresentação sobre autonomia, diversidade e direitos humanos (Foto: Twin Alvarenga)

Telmo Ronzani fará apresentação sobre autonomia, diversidade e direitos humanos (Foto: Twin Alvarenga)

Entre os dias 7 e 10 de novembro, ocorre o 6º Congresso Internacional da Associação Brasileira Multidisciplinar de Estudos sobre Drogas (Abramd), na Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Minas Gerais. O evento vai contar com as contribuições do professor Telmo Ronzani, que faz parte do núcleo da Abramd em Juiz de Fora e do Centro de Referência em Pesquisa, Intervenção e Avaliação em Álcool e Drogas, do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O foco é na pesquisa científica, explorando como eixo central a autonomia, a diversidade e os direitos humanos. As inscrições poderão ser feitas durante o congresso.

Segundo o professor Telmo Ronzani, a importância do congresso é a abrangência de assuntos importantes, “a Abramd tem tentado discutir o debate das drogas de maneira mais ampla e multidisciplinar. É fundamental manter essas discussões de maneira aprofundada, principalmente em um momento difícil para a área dos direitos humanos”.

O tema da 6ª edição do congresso é Ciência e Diversidade e vai reunir especialistas do Brasil e outros países para debater os impactos do consumo das drogas lícitas e ilícitas na saúde, na segurança e nas relações sociais. Conferências, palestras, apresentações de trabalho e um fórum pretendem aprofundar o debate destes temas. A programação está disponível no site.

De acordo com Rubens de Camargo Adorno, presidente da Abramd e professor da Universidade de São Paulo, o congresso agrega diferentes áreas de conhecimento. “Esse evento se destaca pela forma de organização, que privilegia as propostas e interesses dos pesquisadores, profissionais e professores que organizaram os grupos de trabalho e mesas redondas. É um congresso que prioriza a participação, a democracia e a diversidade”, explica.  

O evento vai contar com palestrantes da França, Portugal, Espanha, México, Colômbia, Argentina e Chile. A presidente do 6° Congresso, antropóloga e professora do programa de pós-graduação em Ciências Sociais da PUC Minas, Regina Medeiros, destaca que o uso de drogas é um dos principais problemas de saúde pública da sociedade contemporânea e precisa ser discutido em sua integralidade. “Os problemas decorrentes desse uso são muito complexos e envolvem fatores diversos, daí a importância de reunir especialistas no assunto e profissionais que atuam no enfrentamento e na atividade de reinserção das pessoas que fazem uso de drogas para debater em profundidade a questão”.

 

A Abramd foi fundada em 2005 e realiza atividades no campo acadêmico e na sociedade civil, provocando discussões sobre políticas públicas relacionadas ao consumo de drogas psicoativas. Além disso, defende propostas de cuidado, atenção e redução de danos nas pessoas que fazem uso dessas substâncias. O núcleo da Abramd na UFJF participa do 6º congresso desde a sua concepção e vai contar com apresentação de trabalhos de alunos que fazem parte do projeto.

Outras informações: (31) 3273-5682 / (31) 3241-5123
secretaria@congressointernacional2017.abramd.org
http://www.congressointernacional2017.abramd.org