“A coisa tá preta” foi uma das expressões racistas abordadas pelo podcast (Imagem: Reprodução)

Em 2019, durante o Mês da Consciência Negra, o campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV) propôs, a partir da produção de 20 podcasts, uma reflexão sobre a naturalização, ainda que de forma inconsciente, do uso de palavras ou expressões de cunho racista em nosso cotidiano. Um ano depois, o trabalho produzido pela UFJF-GV tornou-se tema de uma roda de conversa entre estudantes do 7º ano do ensino fundamental do Colégio Genoma, em Governador Valadares.

A professora de Artes do colégio, Tayanne Medeiros, incorporou o material ao Projeto Inteligência Emocional e Sustentabilidade (IES), uma proposta pedagógica baseada no documento de caráter normativo da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que sugere, ao longo das etapas da educação, aprendizagens essenciais, garantindo não só o desenvolvimento intelectual, mas, principalmente, o desenvolvimento dos estudantes como cidadãos em todas as suas dimensões. “Nesta etapa o 7º ano está com o tema racismo, então me lembrei dos podcasts. O tema é de extrema importância, sendo nosso dever enquanto educadores promover espaços de discussão e reflexão em nossas aulas, mas acima de tudo devemos ouvir o que os alunos pensam e sentem quando falamos do racismo. É nas falas deles que encontramos o que realmente precisa ser debatido e ressignificado”, destacou Tayanne.

Flávia Carvalho, produtora cultural da UFJF-GV e idealizadora do projeto com os podcasts, foi convidada a participar da roda de conversa realizada na quinta-feira, 26, e tirar uma série de dúvidas dos estudantes sobre o conteúdo dos podcasts e o racismo. “Acredito que este seja um caminho importante para a formação cidadã dos estudantes. Graças a articulação dos movimentos negros, temos no Brasil leis que orientam as escolas públicas e privadas a trabalharem temas relativos à história e à cultura afro-brasileira e africana, assim como a cultura indígena. No entanto, sabemos que muitas instituições ainda evitam o tema, por inúmeras razões. Por isso, ao utilizar o podcast produzido pela UFJF-GV e convidar uma representante do projeto para falar, a escola e seus profissionais demonstram que estão preocupados em realizar um debate sério e contextualizado sobre o assunto”.

De acordo com a professora Tayanne, os estudantes aprovaram o material e participaram ativamente da roda de conversa.  “A atividade foi sensacional! Mesmo sendo de forma remota, todos puderam imprimir suas ideias e opiniões. Ao final da fala da Flávia, os alunos fizeram perguntas, conversaram sobre o tema e apresentaram suas opiniões”.

Os podcasts, disponíveis aqui, foram produzidos a partir de um levantamento e análise das principais palavras e expressões racistas de nosso vocabulário. O trabalho de pesquisa foi desenvolvido pela estudante do curso de Ciências Econômicas e bolsista do Treinamento Profissional Produção Criativa, Ana Carolina Pereira. O material foi analisado e revisado pela professora Mariana Lage, do Departamento de Administração da UFJF-GV; e por Flávia Carvalho e Ivan Bretas, produtores culturais da UFJF-GV.  As gravações, por sua vez, foram feitas pela própria Ana Carolina ao lado do jornalista Dante Rodrigues. “Todo o projeto, desde a ideação, até o levantamento dos termos foi um processo muito importante de aprendizado. Transmitir isso para outras pessoas através da minha voz foi algo muito gratificante. Afinal mostrar o quanto o racismo se faz presente até em termos cotidianos é evidenciar uma estrutura racista e dar um pequeno passo para que mudanças maiores aconteçam”, afirmou Ana Carolina.